Água Salgada

Donzela-do-Mediterrâneo: características, habitat, reprodução, alimentação e pesca

Por Jeferson Trajano, em 07/02/2024
donzela do mediterrâneo

Donzela-do-Mediterrâneo (Chromis chromis) é uma especie de peixe marinho da familia dos Pomacentridae que pertence ao gênero Chromis.

É um peixe pequeno (normalmente <15 cm) que pode ser encontrado em cardumes soltos em águas abertas sobre recifes rochosos ou pradarias de ervas marinhas em profundidades de 3-35 m.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características da donzela-do-mediterrâneo

caracteristicas da donzela do mediterrâneo

Possui corpo oval e achatado, com boca pequena e olhos grandes. A barbatana dorsal é única, com raios espinhosos anteriores e raios moles mais longos posteriormente, a barbatana anal possui apenas dois raios espinhosos seguidos de muitos raios moles.

A barbatana caudal é entalhada no centro e possui dois lóbulos pontiagudos. Os raios superiores e inferiores desta barbatana são mais escuros que os restantes, dando a impressão de uma cauda mais incisa do que realmente é.

As barbatanas ventrais e as barbatanas peitorais são bastante desenvolvidas. As escalas são grandes. Os jovens têm uma cor azul elétrica, enquanto os espécimes adultos a perdem gradualmente à medida que crescem, tornando-se marrom-escuros ou enegrecidos, com fileiras longitudinais de manchas mais claras nas laterais.

A cor pode variar: os machos em reprodução são muito escuros enquanto os adultos ficam pálidos à noite. Atinge um comprimento máximo de 16 centímetros, mas geralmente é bem menor.

Habitat da donzela-do-mediterrâneo

habitat da donzela do mediterrâneo

A donzela-do-mediterrâneo habita fundos rochosos rasos, onde vive em cardumes dispersos em águas intermédias. Eles também são encontrados acima dos prados de Posidonia oceanica .

Os pequenos exemplares ainda com a libré azul são fotofóbicos e são frequentemente encontrados em cavernas, fendas e outros ambientes sombreados.

Distribuição geográfica

A donzela-do-mediterrâneo (onde é muito comum) e no Atlântico oriental entre Portugal e o Golfo da Guiné (mais raramente até Angola).

Reprodução da donzela-do-mediterrâneo

reproducao da donzela do mediterrâneo

A reprodução ocorre no verão, o macho realiza uma dança nupcial para convencer a fêmea a ir até a parte do fundo do mar que servirá de ninho.

Aí o depoimento ocorre durante cerca de 10 minutos, após os quais a fêmea é imediatamente afugentada. Os ovos não flutuam, mas aderem ao substrato graças aos filamentos adesivos com os quais estão equipados e são ativamente defendidos e oxigenados pelo macho.

Alimentação da donzela-do-mediterrâneo

alimentacao da donzela do mediterrâneo

A donzela-do-mediterrâneo alimenta-se tanto de peixes menores quanto de invertebrados como poliquetas , crustáceos e tunicados.

pesca da donzela-do-mediterrâneo

Devido ao pequeno tamanho, o Chromis chromis tem um papel menor na pesca comercial. Por ser um peixe esportivo, costuma ser capturado durante o dia em equipamentos leves.

Os anzóis pequenos são iscados com pão, massa, pequenos pedaços de peixe, mexilhões, minhocas, camarões pequenos, etc. Pode ser capturado em armadilhas e redes para peixes.

Devido ao seu pequeno tamanho, raramente é capturado com arpão. Também é usado como isca para espécies maiores que são anteriores a cardumes de donzelas, como o congro Conger congro e o dentex comum Dentex dentex .

donzela do mediterrâneo

 

 

Sair da versão mobile