Peixe olhete: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
Peixe olhete (Seriola lalandi) é uma espécie de peixe de água salgada da família Carangidae conhecido também de arabaiana, pitangola, tapiranga, seriola, urubaiana e tapireçá.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe possui grande importância no comercio porque pode ser vendido fresco, salgado ou seco.
Aliás, essa é uma das principais espécies apreciadas pelos pescadores esportivos, isso acontece porque o animal luta ferozmente quando é pego, o que exige muita disposição, coragem e habilidade por parte do pescador.
Características do peixe olhete
O peixe olhete tem um corpo alongado, comprimido e robusto, assim como um pedúnculo caudal com quilha dérmica.
Com relação a sua cor é prata e tem alguns tons de azul esverdeado escuro, algo que pode clarear quando alcança os flancos e o ventre.
Como principal característica do corpo, devemos falar da faixa preta que vai da mandíbula superior até a base da nadadeira dorsal, onde fica amarela. Isso significa que a tira passa pelo olho.
A maioria das barbatanas seria amarela, incluindo a barbatana caudal. Em relação à altura e ao peso, supõe-se que os indivíduos atinjam um comprimento total de 2 m e um peso de 80 kg.
Reprodução do peixe olhete
É interessante notar que o período de desova do Peixe Olhote é de dezembro a janeiro.
Com isso, as fêmeas normalmente põem 150 ovos e apenas 100 ovos são fertilizados quando atingem a maturidade sexual, que é alcançada em 2 ou 3 anos de vida.
Como regra, as fêmeas têm 75 cm de comprimento quando são sexualmente maduras.
É importante que a temperatura da água esteja entre 17°C e as larvas eclodam após 4 ou 5 dias. Então as larvas se alimentam de organismos planctônicos.
Alimentação
O peixe olhete se alimenta de lulas, crustáceos e peixes de pequeno porte, isso significa que os indivíduos são carnívoros e também podem comer anchovas e sardinhas.
Curiosidades
A principal curiosidade desta espécie seriam suas ameaças. No ambiente natural, os ovos de olho de peixe são alvos de predadores como equinodermos, caranguejos, moluscos e outros peixes.
Os indivíduos jovens são capturados por todos os outros organismos maiores. Os adultos raramente são capturados porque são rápidos, mas predadores comuns seriam grandes tubarões brancos e leões marinhos.
E além de serem presas de vários predadores naturais, os looketes sofrem com o grande número de peixes recreativos e comerciais.
Onde encontrar o peixe olhete
O peixe olhete está presente em águas subtropicais, no Indo-Pacífico, África do Sul, Ilha Pitcairn, Ilha de Amsterdã, Ilha de Páscoa, Japão, Nova Zelândia, Havaí, Austrália, Nova Caledônia e Walter Shoals.
Dicas para pesca do peixe olhete
Equipamentos
Para esta pesca use equipamentos de médio a pesado e uma carretilha que tenha capacidade para bastante linha. E as linhas devem ser de monofilamento de 20 a 50 lb.
Anzol
Caso contrário o pescador pode preferir anzóis entre 5/0 e 10/0 assim como deve investir em modelos fortes.
Pescaria sensacional do canal do Peixe voador
Tipos de iscas para a pesca de peixe olhete
As melhores iscas são os modelos naturais, como a sardinha e outros peixes, e as melhores iscas artificiais são sticks e poppers ou jigs.