O peixe-napoleão (Cheilinus undulatus) é uma espécie de peixe de água salgada de grande porte pertencente a familia Labridae, conhecido como bodião-jubarte ou bodião.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie é capaz de atingir até 2 metros de comprimento, o peixe-napoleão é típica dos recifes de coral e habitats costeiros na região tropical do Indo-Pacífico.
No entanto, é fundamental à saúde (e defesa) dos recifes de coral, já que sua dieta inclui espécies que predam os corais, como as estrelas-do-mar-coroa-de-espinhos.
Características do peixe-napoleão
O peixe-napoleão é o maior membro vivo da família Labridae, isso porque os machos da espécie, normalmente maiores que as fêmeas, são capazes de atingir até 2 metros e pesar até 180 kg.
Por outro lado, as fêmeas raramente crescem mais de um metro, e a espécie pode ser facilmente identificada por seu grande tamanho, lábios grossos, duas linhas pretas atrás dos olhos e a corcunda na testa dos adultos maiores.
Com relação a sua cor pode variar entre verde-azulado opaco a tons mais vibrantes de verde e azul-arroxeado, e os adultos são geralmente observados vivendo sozinhos, mas também são vistos em pares ou em pequenos grupos.
Reprodução do do peixe-napoleão
Na época reprodutiva os napoleões realizam pequenas agregações reprodutivas, onde indivíduos adultos se juntam em dezenas a centenas de peixes em um mesmo local para se reproduzirem.
Assim, após ocorrer a fecundação, os ovos são liberados na água para, depois de um tempo, eclodir a forma larval, esta larva vai para as áreas arenosas rasas adjacentes a lagoas de recifes de corais para que ocorra o crescimento.
Por outro lado, os indivíduos adultos são comumente encontrados em profundidades de até 100 metros.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre esses peixes marinhos é que eles são capazes de mudar de sexo na puberdade, e estão em ameaças isso porque a sobrepesca deste peixe é grande e a sua carne é bastante valorizada como um prato de luxo no Sudeste Asiático.
Alimentação
Esta espécie é carnívoro e sua dieta é composta por moluscos, crustáceos e estrelas-do-mar.
Comportamento do peixe-napoleão
Os napoleões são espécies sedentárias de hábito diurnos, têm zona de refúgio e alimentação e são bastante regulares pelo que não serão vistos muito longe da sua zona normal de alimentação.
Geralmente, os Napoleões são solitários e confinados à sua área de alimentação, às vezes eles se reúnem em pequenos grupos de 2 a 4 indivíduos.
Habitat
O peixe-napoleão habita em faixas rasas e arenosas que fazem fronteira com as águas dos recifes de coral, enquanto os adultos são encontrados principalmente em áreas costeiras e profundas dos recifes de coral, geralmente em encostas e canais externos dos recifes, mas também em lagoas.
Onde encontrar o peixe-napoleão
Esta espécie de peixe pode chegar a viver mais de 30 anos, ele é encontrados nas águas tropicais no Oceano Pacífico.
Riscos de extinção
Os peixes desta espécie são de grande valor cultural nos países da Orla do Pacífico e estão entre os mais populares no comércio de exportação de peixes vivos de recife.
São capturados na fase juvenil e vendidos diretamente ou cultivados em aquários em restaurantes e mercados e vendidos como alimento.
A demanda comercial é alta e, como na maioria das vezes são capturados antes da idade reprodutiva, a população diminuiu drasticamente.
Em 2004, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que divulga o estado de conservação da espécie, mudou a classificação do peixe Napoleão de Vulnerável para Em Perigo.