Peixe mosquito ( Gambusia affinis) é uma peixe de água doce que pertence a família Poeciliidae e da Ordem Cyprinodontiformes, popularmente conhecido como gambuzia e em inglês de Mosquitofish, Mosquito Fish.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este peixe é extremamente resistente e adaptável, e foi introduzido em diversos países para controle de mosquitos e infelizmente resultou em efeitos prejudiciais sobre os ecossistemas.
No entanto, além dos mosquitos eles também são predadores vorazes de pequenos crustáceos, ovos e filhotes de outras espécies de peixes.
Os peixes mosquitos são resistentes a baixas concentrações de oxigênio, temperaturas de até 42 °C em curto prazo e altas concentrações de sal.
Características do peixe mosquito
O peixe mosquito tem o corpo em tonalidade cinza azulada, com pequenas manchas escuras dispostas em séries na nadadeira caudal, boca orientada para a superfície.
Este é uma peixe de pequeno porte e mede cerca de 7 centímetros de comprimento, e a fêmea pode ser distinguida do macho por seu tamanho maior e um ponto grávido na parte posterior do abdome.
Alimentação
A dieta deste peixe consiste em zooplâncton, pequenos insetos e larvas de mosquitos, insetos e detritos
Habitat
O peixe mosquito habita em águas paradas ou pequenos ribeiros em meio a densa vegetação, w também em água salobra.
Onde encontrar o peixe mosquito
O peixe mosquito é encontrado na América Central e América do Norte. Ocorre no sul dos EUA até o México, e foi introduzido em diversos países do mundo.
Criação do peixe Peixe mosquito em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário do peixe mosquito deve ser no mínimo de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54L)
Parâmetros da água
– pH: 6.0 a 8.0;
– Dureza: 5 a 30;
– Temperatura: 12°C a 29°C;
Alimentação
Onívoro, em aquário aceitará alimentos secos e vivos prontamente.
Fotos do peixe mosquito
Reprodução do peixe mosquito
Vivíparo, fecundação interna e após o período de gestação pode variar entre três e quatro semanas, fêmeas dão a luz a filhotes já formados (cerca de 30 a 50).
Além disso, não ocorre cuidado parental, eles são extremamente prolíferos e se reproduzem facilmente.