Peixe morcego: origem, características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat
O peixe morcego (Ogcocephalus vespertilio) é um peixe de água salgada da família Ogcocephalidae conhecido popularmente de como peixe-de-lábios-vermelhos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, o peixe morcego é um animal sedentário que passa a maior parte do tempo parado no fundo e na areia.
Portanto, ele tem o costume de ficar em locais sem nenhuma proteção, tendo em vista que ele tem grande confiança em sua camuflagem.
Por esta razão, o mergulhador consegue se aproximar do peixe com grande facilidade, pois ele se afasta somente quando é tocado.
Origem:
O peixe morcego ou peixe-de-lábios-vermelhos é originário do arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, região integrante do território equatoriano.
Características do peixe morcego:
Este peixe tem características bem peculiares, um corpo de até 30cm de comprimento, deprimido e de textura áspera em formato de âncora quando observado de cima.
Além disso, as nadadeiras peitorais e pélvicas modificadas lembram patas, a boca é relativamente pequena em comparação ao tamanho do corpo.
Esta espécie de peixe possui um corpo achatado das costas para a barriga, formando um triângulo, e a sua coloração é arenosa ou pardacenta com manchas escuras por toda parte superior de seu corpo e mede normalmente entre 10 a 15 cm, podendo chegar a 35 cm.
Reprodução do peixe peixe morcego:
Além disso, existem poucas informações acerca da reprodução deste, porém há relatos de alguns biólogos marinhos que acreditam os lábios vermelhos e brilhantes de algumas espécies, sejam importantes nesta época.
Ou seja, os lábios dos peixes que pertencem à espécie podem atrair a tensão sexual.
No entanto, há relatos que os lábios aumentam o reconhecimento dos indivíduos no momento da desova, mas ainda é preciso confirmar as informações.
Alimentação:
Esta espécie de peixe se alimenta de peixes pequenos e crustáceos como os isópodes, camarões, ermitões, caranguejos, ouriços-do-mar, vermes poliquetas como a Errantia e lesmas.
Curiosidades:
Uma das curiosidades sobre este peixe é que esta é uma espécie que não tem muita importância no comércio. Porém, o consumo da carne ocorre somente em regiões do Caribe.
No entanto, a criação em tanques domésticos não é indicada, tendo em vista que a iluminação deve ser muito baixa e as espécies precisam ficar nas profundezas do mar.
Além disso, uma informação importante é que o peixe está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Portanto, ele ocupa a categoria de preocupação menor, o que significa que ele não está ameaçado de extinção.
Um outa curiosidade sobre este peixe é que ele não têm nenhuma massa muscular, o que os torna menos densos que as águas profundas que habitam e, portanto, capazes de sobreviver às esmagadoras pressões do fundo do mar.
Habitat:
O peixe morcego vive sempre no fundo, seja na areia, lodo ou entre rochas e corais, entre 1 e 150 m de profundidade.
Onde encontrar o peixe morcego:
Geralmente o peixe morcego é encontrado bordas de recifes.
O peixe morcego é um peixe muito popular no brasil e no mundo como mencionamos este peixe tem um corpo de até 30cm de comprimento, deprimido e de textura áspera em formato de âncora quando observado de cima.
Além disso, as nadadeiras peitorais e pélvicas modificadas lembram patas, a boca é relativamente pequena em comparação ao tamanho do corpo.