O peixe lápis vermelho (Nannostomus mortenthaleri) é um peixe de água doce da família Lebiasinidae, originário da América do Sul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este é um peixe de cuidados moderados em aquário que chama atenção por suas cores e beleza. Possui uma expectativa de vida de até 5 anos e não é muito exigente em relação a alimentação.
Características do peixe lápis vermelho
Este é um peixe pequeno e delicado que deixará o aquário mais bonito quando colocado em grupos com no mínimo 6 indivíduos, chegam a ter aproximadamente 3 cm de comprimento com um corpo alongado e fino.
Além disso, possui uma coloração de base prateada, com uma linha vermelha intensa e brilhante que percorre todo o seu corpo, da cabeça à cauda. Sendo a característica mais marcante da espécie.
Tanto macho e fêmeas são muito chamativos em relação a coloração, porém os machos ficam mais chamativos quando se exibem para elas.
Habitat
O peixe lápis vermelho pode ser encontrado habitando em pântanos, áreas com densa vegetação, águas lentas, em raízes submersas e outros.
Alimentação
É um peixe onívoro, que em seu habitat natural se alimenta de pequenos invertebrados, crustáceos e zooplâncton. Já em aquário não é tão exigente em sua alimentação, aceitando prontamente ser alimentado com comidas vivas e secas.
Onde encontrar o peixe lápis vermelho
O peixe lápis vermelho é nativo da região amazônica, mais especificamente nos rios Nanay e Napo localizados no Peru e Equador.