Água doce

Peixe galho: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 05/12/2022 (atualizado em 03/10/2023)
peixe galho

O peixe galho (Farlowella oxyrryncha) é um peixe de água doce da família Loricariidae e da ordem Siluriformes.

Além disso, esta espécie de peixe é distribuído nas bacias do rio Amazonas e Orinoco, além de rios costeiros do Nordeste do Brasil.

peixe galho  é nativo do Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela, com relatórios questionáveis ​​na Argentina. E no Brasil é encontrado nos estados do Amazonas, Rondônia e São Paulo.

O peixe galho  é um dos membros mais exóticos da ordem Siluriformes (bagre ou bagre). Mais precisamente, é uma espécie de cascudo adaptada para imitar os caules e raízes submersas comuns em seu habitat, conseguindo assim enganar os predadores.

peixe galho

E apesar da fragilidade da tripa seca, o peixe galho  consegue resistir bravamente às correntes dos rios graças à sua ventosa e ao seu formato hidrodinâmico.

Apesar disso, nada com alguma dificuldade e nunca se aventura muito longe porque a armadura de escamas que o cobre limita os seus movimentos.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do peixe galho

características do peixe galho

O peixe galho possui corpo esguio com focinho pronunciado, de cor acastanhada e uma faixa lateral escura desde a ponta do focinho até o pedúnculo da cauda. Seu corpo tem a forma de um fino galho de madeira.

Análises filogenéticas morfológicas e moleculares identificam o gênero Farlowella como um gênero irmão de Sturisoma. Essa relação é sustentada por dimorfismo sexual e estratégias reprodutivas idênticas em ambos os sexos.

Reprodução do peixe galho

peixe galho é um peixe ovíparo, e os ovos são colocados em superfícies verticais abertas, como vegetação ou rochas submersas, em uma única camada que são guardados pelo macho.

Habitat

peixe galho habitat

peixe galho habita em Riachos de águas rápidas com troncos e raízes submersas, este peixe fica imóvel em galhos submersos, onde se camuflam nesse meio.

Alimentação

Onívoro, e se alimenta principalmente de algas.

Onde encontrar o peixe galho

peixe galho pode ser encontrado na América do Sul, bacia Amazônica e do rio Paraná.

Criação do peixe galho em aquário

criacao do peixe galho em aquario

Tamanho do aquário

Aquário com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura. Desejável presença de inúmeras raízes e caules em todo o aquário pois a espécie estará camuflada e presa a eles a maior parte do tempo.

Parâmetros da água 

— pH: 6.0 a 7.0;
— Temperatura: 22°C a 28°C;
— Dureza: desconhecido;

Alimentação

Em aquário o peixe galho poderá não aceitar prontamente alimentos secos, devendo ser ministrado alimentos alternativos como vegetais frescos, uma vez aceite alimentos secos, forneça rações a base vegetal e spirulina regularmente.

Comportamento

Esta espécie de peixe possui o comportamento pacífico sendo ideal para aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de pequeno porte como tetrasrásborascorydoras e Ciclídeos anões.

Além disso, os peixes de maior porte e que apresentem alguma agressividade devem ser evitados.

Fotos do peixe galho

peixe galho
peixe galho
peixe galho
Sair da versão mobile