Peixe fantasma: características, reprodução, alimentação e curiosidades
O peixe fantasma (Macropinna microstoma) é a única espécie de peixe inserida no gênero Macropinna, pertencente à família Opisthoproctidae conhecido como peixe olhos-de-barril.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a espécie é reconhecida por uma rara e transparente cúpula na cabeça, preenchida de fluido, através da qual se podem visualizar as lentes dos olhos.
Os olhos desse peixe têm uma forma de barril e podem ser rodados para apontar para frente ou para cima, olhando através dessa mesma cúpula.
Por isso ele é considerado e esta na lista dos peixes mais feios do mundo.
Características do peixe fantasma
O peixe fantasma possui uma rara e transparente cúpula na cabeça, preenchida de fluido, através da qual se podem visualizar as lentes dos olhos.
Este peixe tem os olhos em forma de barril e podem ser rodados para apontar para frente ou para cima, olhando através dessa mesma cúpula.
O peixe fantasma tem uma pequena boca e a maior parte do seu corpo é coberta de grandes escamas.
Normalmente flutua quase imóvel na água a uma profundidade de cerca de 600 a 800 metros, usando suas grandes barbatanas para estabilidade e seus olhos para cima.
Com pouca luz, acredita-se que o peixe reconheça a presa pela silhueta.
Reprodução do peixe fantasma
Por serem ovíparas, as fêmeas desovam no ambiente externo enquanto o embrião se desenvolve dentro do ovo.
São também peixes cartilaginosos com barbatanas dorsais, peitorais e pélvicas.
Alimentação
O peixe fantasma é Omnivoro e em seu ambiente natural alimentam-se de invertebrados, crustáceos, e mais raramente alga filamentosa e fruta caída.
Curiosidades
O peixe fantasma é uma espécie de cerca de 15 centímetros de altura, foi descrita pela primeira vez em 1939, quando um indivíduo foi pego em uma rede de pesca e teve a cabeça destruída.
Uma fotografia viva dele em seu habitat natural foi obtida apenas em 2004. Nas últimas três décadas, apesar de 5.600 mergulhos e mais de 27.000 horas de vídeo gravado, a equipe do aquário da Califórnia observou peixe fantasma apenas algumas vezes. Até o novo disco recentemente.
Os cientistas teorizam que os pigmentos verdes em seus olhos podem filtrar a luz solar que vem da superfície dos oceanos, ajudando o animal a localizar o brilho bioluminescente de águas-vivas ou outras criaturas diretamente acima.
Fotos do peixe fantasma
Onde encontrar o peixe fantasma
O peixe fantasma pode ser observada em regiões do Mar de Bering até o Japão e também, na Baja California, em águas muito profundas entre 600 e 800 metros, onde há pouquíssima luz.