Água doce

Peixe-espátula-chinês: características, curiosidades e informações 

Por Alan Costa, em 22/09/2022
peixe-espatula chines

O peixe-espátula-chinês (Psephurus gladius) é uma espécie de peixes do gênero Psephurus, conhecida como peixe-espada-do-rio-amarelo extinta por volta de 2005, porém, apenas declarada oficialmente em 21 de julho de 2022.

Este era o maior peixe de água doce da China, podendo atingir os 7 metros de comprimento.

peixe-espatula-chines

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, o peixe-espátula-chinês ocorria apenas no rio Yangtzé, na China e era o maior peixe de água doce conhecido, foi extinto pela destruição de habitat e pela super exploração.

O declínio populacional começou na década de 1970, quando cerca de 25 toneladas foram capturadas por ano. A construção da Barragem de Gezhouba e da Barragem das Três Gargantas acabou por dividir a população e impedir a migração para o seu habitat.

O peixe-espátula-chinês era uma das duas únicas espécies vivas de  peixe-espátula. O outro é o Polyodon spathula, que ainda percorre partes do rio Mississippi nos Estados Unidos.

No início, o Psephurus gladius foi encontrado em outros rios de alto fluxo. No entanto, essa realidade mudou na década de 1950.

A partir de então, o paddlefish chinês só foi visto nas águas do Yangtze. A espécie está na lista de espécies ameaçadas de extinção desde 1996.

Só então o governo chinês começou a intensificar as práticas de conservação. Em contraste, mesmo com essas medições, os pesquisadores não conseguiram encontrar indivíduos suficientes na natureza.

Características do peixe-espátula chinês

caracteristicas do peixe-espatula chines

O peixe-espátula-chinês tinha a cabeça alongada em formato de espada, estrutura semelhante a um focinho, repleta de células para detecção de atividade elétrica nas presas, como os crustáceos.

Além disso, esse peixe percorria longas distâncias ao longo dos extensos trechos da bacia do rio Yangtzé e chegava até o Mar da China Oriental.

Curiosidades

Outra espécie está oficialmente extinta, o peixe-espátula chinês era uma espécie muito antiga.

Ele viveu cerca de 200 milhões de anos sem muita mudança, era uma espécie endêmica encontrada apenas no rio Yangtze.

Organismo impressionante. Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o peixe-espátula chinês tingiu um comprimento de 7 m e pesava até 450 kg.

Tinha um focinho comprido na cabeça (espátula ou pódio) que atuava como detector de ondas eletromagnéticas geradas pelos músculos de suas presas, outros peixes de pequeno e médio porte. Ele tinha pele coriácea (sem escamas).

Extinção do peixe-espátula chinês 

extincao do peixe-espatula chines

O peixe-espátula chinês foi outra vítima do evento de extinção em massa do Antropoceno.

A sobrepesca para alimentação humana e a construção de barragens para gerar eletricidade parecem ter sido as causas da extinção.

A construção de barragens altera o habitat convertendo os rios atuais (lóticos) em rios lentos (lênticos) e alterando as características abióticas (não vivas) e bióticas (na comunidade biológica).

As barragens também impedem a migração para os incubatórios e segregam as populações, reduzindo o fluxo gênico.

Outro fator que pode ter contribuído para a extinção foi a poluição por esgoto, metais pesados ​​e pesticidas. Estudos mostram que mais de 140 espécies de peixes do Yangtze poderão em breve ter o mesmo destino do peixe-remo.

Fotos do peixe-espátula chinês

peixe-espatula chines
peixe-espatula chines
peixe-espatula chines
peixe-espatula chines
peixe-espatula chines
peixe-espatula chines
peixe-espatula chines

 

Sair da versão mobile