Peixe cabra: características, curiosidades, reprodução, alimentação e habitat
Peixe cabra é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Scorpaenidae, conhecido como peixes-cabras vermelhos, mesmo que tenham outra cor.
Além disso, esta espécie de peixe tem a carne apetitosa, e o traço mais extraordinário do peixe cabra não é a cabeça, e sim as nadadeiras.
Isso porque esse peixe pode dobrar suas barbatanas dorsais como dois leques e encaixá-las em sulcos que tem no corpo e que são do mesmo tamanho das barbatanas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe cabra
O peixe cabra têm cabeça muito grande em proporção à cauda delgada, o peixe utiliza os falsos artelhos para repousar no fundo do mar, ou até para sua locomoção.
Com relação as escamas da linha lateral pouco maiores que as escamas do corpo que lhe ficam adjacentes.
E a sua coloração dorsal é vermelho-acastanhado, ventre branco, barbatanas peitorais azul-escuro com bandas alaranjadas e azuis e têm uma grande mancha negra na face interna.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre esta espécie é que fora da água, o peixe-cabra emite um som que parece um grunhido, e os falsos grunhidos são produzidos pela rápida vibração da parede da bexiga atória.
Curiosamente a bexiga natatória pode vibrar de 517 a 1 160 vezes por segundo, e todos os peixes cabras têm hábitos semelhantes.
Reprodução do peixe-cabra
A reprodução deste peixe ocorre de dezembro a maio, a reprodução é pelágica, após a postura, os progenitores não apresentam qualquer tipo de cuidados parentais.
Alimentação
Os peixes-cabra se alimentam de crustáceos e moluscos encontrados na plataforma continental do Atlântico.
Habitat
Este peixe habita no Atlântico Nordeste, mar Mediterrâneo e Negro, Além disso, esta espécie pode ocorrer numa grande variedade de habitats e temperaturas (8 a 24ºC).
Distribuição geográfica
O peixe cabra é encontrado no Atlântico Nordeste (sem registos na Madeira e nos Açores), no mar Mediterrâneo e Negro.