Peixe-anjo-de-face-azul: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O peixe-anjo-de-face-azul (Pomacanthus xanthometopon) é um peixe de água salgada da família Pomacanthidae conhecido também como peixe anjo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie possui barbatanas verticais densamente cobertas de escamas, e barbatana dorsal única e contínua, é encontrado em recifes de corais, usualmente solitário.
Características do peixe-anjo-de-face-azul
O peixe-anjo-de-face-azul possui o corpo oval, azulado e com uma bela mistura de amarelo em certas partes.
Com relação as barbatanas dorsais e anais são azuis com um revestimento amarelo-limão nas bordas.
Por outro lado, as barbatanas dorsais são compostas por 13 espinhas e 20 raios moles, enquanto a barbatana anal tem 3 espinhas com 18 a 20 raios moles.
A boca do peixe-anjo de cara azul é muito pequena, seus dentes são minúsculos e sua área dos olhos é amarela.
Os peixes mais jovens são azul escuro com listras amarelas. Este é um peixe exótico muito pequeno, pesando cerca de 900 gramas, mas seu peso pode variar dependendo do ambiente em que vive.
Reprodução do peixe-anjo-de-face-azul
A maturidade sexual desta espécie exótica é alcançada entre 6 e 12 meses. Os pares são monogâmicos e seus companheiros são selecionados para reprodução.
Antes que a fêmea ponha os ovos, a superfície é limpa por cerca de 24 horas. Os ovos são colocados em uma superfície vertical com um local de desova artificial.
Uma vez que a fêmea põe o ovo, o macho o segue e o fertiliza, o padrão se repetindo várias vezes.
Os pais cuidam dos ovos até a eclosão, e não são os peixes que costumam comer seus filhotes.
Quando essas espécies estão prontas para desovar, elas formam pares e defendem seu território assustando outros peixes.
Alimentação
O peixe-anjo-de-face-azul se alimenta de Spirulina (algas marinhas), assim como mysis, camarão congelado e outros itens de carne também contribuem para a sua alimentação.
Eles são onívoros e comem alimentos mais carnudos, então sua dieta natural consiste em larvas e pequenos crustáceos.
Esses peixes também prosperam com pellets e pellets de camarão da marca Tropical. Em meio a isso, costumam comer de três a quatro vezes ao dia para sobreviver.
Onde encontrar o peixe-anjo-de-face-azul
O peixe-anjo-de-face-azul é um peixe nativo da região tropical da América do Sul, sendo comuns na Flórida e encontrados no Golfo do México também.
Criação do peixe-anjo-de-face-azulem aquário
É considerado um peixe de aquário difícil, especialmente para iniciantes. Como o peixe-anjo rainha, o peixe-anjo azul é muito territorial e requer um grande aquário.
Caso contrário, pode incomodar o resto dos peixes do aquário, especialmente os recém-chegados.
É aconselhável colocar sempre o último peixe no aquário. Indivíduos maiores podem consumir partes de corais, principalmente moles e rochosos, e invertebrados ornamentais. Portanto, podem ser incompatíveis.
Comportamento e temperamento
Estes são peixes semi-agressivos e podem tornar-se territoriais se forem os únicos maiores do grupo e não forem compatíveis com outras espécies de peixes-anjo.
Além disso, eles são muito sensíveis à má qualidade da água e não são peixes comunitários, mas sua natureza semi-agressiva os torna muito bons.
Peixes de sua espécie, como qualquer outro ciclídeo, o tornam muito agressivo e podem lutar com outros peixes-anjo.