Água doce

Paraiso peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 01/12/2021
peixe paraíso

O peixe paraíso (Macropodus opercularis) é um peixe de água doce da família Osphronemidae conhecido popularmente de gourami paraíso.

peixe paraíso

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe possui características particulares em relação a cor, comportamento e reprodução.  Neste artigo você descobrirá os principais aspectos da espécie e, ainda, dicas de criação do peixe paraíso.

Características do peixe paraíso:

características do peixe paraíso

O peixe paraíso é um peixe muito bonito e possui a coloração deslumbrante com listras azuis brilhantes em um fundo que varia entre laranja e azul. Além disso, a sua barbatanas também é laranja com azul e ele possui olhos alaranjados.

Reprodução do peixe paraíso:

No período de reprodução o macho envolve a fêmea em um abraço e ela solta os ovos que são, imediatamente, fertilizados e coletados pelo macho.

Além disso, esses ovos eclodem de 24 a 48 horas e os filhotes são cuidados pelo macho por cerca de duas semanas.

Alimentação:

O peixe paraíso é onívoro, e se alimenta de invertebrados bentônicos.

Curiosidades:

Uma curiosidade sobre o peixe paraíso é considerado um peixe muito agressivo e territorial. No entanto recomendado não colocar o peixe com outros da mesma espécie, pois eles podem brigar.

Entretanto, o paraíso vive bem com peixes de tamanho igual. Além disso, ele é um peixe muito inteligente e resistente.

Habitat:

O peixe paraíso habita em córregos, remansos de rios, valas e campos de arroz.

Onde encontrar o peixe paraíso:

Este peixe é encontrado no Leste da Ásia, na região do Sul da China, Taiwan, norte do Vietnã, Madagascar, EUA, Brasil e diversos países.

Criação do peixe paraíso em aquário:

Tamanho do aquário:

Este é um peixe muito territorialista, portanto irá precisar de mais espaço para se manter sociável. Além disso, indicamos um volume de 30 litros pro peixe.

como cuidar do peixe paraíso

pH da água:

Para manter a qualidade do habitat deste peixe, a água deve estar entre as temperaturas 16°C e 26°C, porém necessariamente em 24°C. Por outro lado o pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.8.

Alimentação:

O paraíso é um peixe onívoro, ou seja, a sua dieta é composta por alimentos de origem animal e vegetal.

Além disso, no habitat natural se alimenta principalmente de invertebrados bentônicos. Por outro lado, em aquários, a sua alimentação pode ser composta de rações complementadas com besouro, insetos, minhocas, artêmia salina, entre outros.

Reprodução em aquário:

O paraíso reproduz com muita facilidade em aquário e os filhotes possuem uma alta taxa de sobrevivência.

No entanto, para garantir essa facilidade em se reproduzir, é necessário que o aquário do peixe possua cerca de 30 litros de água com temperatura de 28°C.

Além disso, após a desova é recomendado retirar a fêmea do aquário para evitar agressões pela defesa do ninho. Vale lembrar que a presença de plantas flutuantes ajudam o macho a manter o ninho na superfície contribui para a reprodução.

 

O paraíso é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe muito bonito e possui a coloração deslumbrante com listras azuis brilhantes em um fundo que varia entre laranja e azul.

Além disso, a sua barbatanas também é laranja com azul e ele possui olhos alaranjados.

Sair da versão mobile