Pacu-piranha (Catoprion mento) é uma espécie de peixe que pertence a família Serrasalmidae, conhecido popularmente de piranha wimple, esta é uma é uma espécie especializada de piranha sul-americana que se alimenta de escamas de peixe.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O pacu-piranha não considerada uma verdadeira piranha, e se fosse considerada uma verdadeira piranha, seria a menor espécie de piranha do mundo.
Características do peixe pacu-piranha
O pacu-piranha atinge cerca de 15 cm de comprimento padrão, a curva de sua grande mandíbula inferior em forma de banana cria uma protuberância distinta; isso deu a esse peixe o nome específico mento, que significa ‘queixo’.
Além disso, seus dentes cônicos reduzidos na mandíbula superior se projetam para frente quando as mandíbulas estão fechadas. O pacu-piranha tem 62 cromossomos, o que é mais do que a média para peixes relacionados.
Alimentação do peixe pacu-piranha
O pacu-piranha assim como a maioria dos peixes, se alimenta de pequenos peixes ou escamas flutuando na água, ela usa alimentação por sucção. Porém, para se alimentar de escamas presas aos peixes, utiliza a alimentação de carneiro, onde o predador irá atacar o peixe; a força dessa colisão realmente derruba as escamas.
Além disso, os seus dentes são usados para raspar escamas do corpo, e as escamas são ingeridas durante a greve e depois, quando também são comidas escamas soltas, esses ataques removem apenas escamas sem danificar a musculatura subjacente.
Habitat
O pacu-piranha habita em rios, riachos e afluentes, e também no Pantanal do Mato Grosso, pois lá é uma área rica em plantas aquáticas.
Fotos do pacu-piranha
Onde encontrar o peixe pacu-piranha
O pacu-piranha é encontrado na Colômbia, Venezuela, Guiana, Brasil e Bolívia.