Ouriço-do-mar: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
O ouriço-do-mar (Echinometra lucunter) é um animal globular espinhoso da classe Echinoidea encontrados em todos os oceanos do mundo.
Além disso, este animal se move lentamente através de seus pés ambulacrários tubulares e, por este motivo, são comumente predados por estrelas-do-mar, alguns peixes, lontras e a indústria pesqueira humana.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso animal marinho.
O ouriço-do-mar é usado em diversas culinárias, como a japonesa e no Mediterrâneo, são considerados iguarias com alto valor de mercado.
Do ponto de vista ecológico, algumas espécies de ouriços-do-mar são consideradas invasoras (principalmente transmitidas pela atividade humana) e ameaçam o equilíbrio ecológico de várias regiões costeiras.
Eles também podem representar um risco para humanos e outros animais, pois algumas espécies possuem espinhos venenosos.
Espécies
– Ouriço-do-mar-comum (Paracentrotus lividus);
– Ouriço-do-mar-verde (Psammechinus miliaris);
– Ouriço-de-fogo (Astropyga radiata);
– Ouriço-do-mar-negro (Diadema antillarum);
– Ouriço-do-mar-grande (Echinus esculentus);
Características do ouriço-do-mar
Reprodução do ouriço-do-mar
A reprodução dos ouriços-do-mar ocorre por meio de grandes gônadas que ocupam parte do corpo do animal, eles são responsáveis pela liberação dos gametas reprodutivos no ambiente.
Portanto, a reprodução é indireta e externa assim, a fêmea do ouriço-do-mar libera as larvas, que se alimentam de si mesmas até se tornarem adultas.
Alimentação
Por ser um invertebrado marinho que se move lentamente entre as algas, o ouriço-do-mar é frequentemente predado por lontras e estrelas-do-mar.
Entretanto, é essencialmente vegetal e detritívoro, com uma dieta mais orgânica de sobras e outros animais, resultando na reciclagem e devolução dessas substâncias à cadeia alimentar.
Habitat
Os ouriços-do-mar apresentam grande adaptabilidade a diferentes zonas climáticas e ecossistemas marinhos, isso se deve à sua capacidade de adaptar seu metabolismo e dieta às características de seu ambiente.
Atualmente, são conhecidas espécies que vivem em mares muito quentes e ouriços-do-mar que sobrevivem em mares com temperaturas muito baixas, esses invertebrados também podem habitar as profundezas e perto da superfície.
Curiosidades sobre o ouriço-do-mar
Uma das curiosidades do ouriço-do-mar é que ele pode viver mais de 200 anos se não for removido de seu habitat. No entanto, muitas espécies tropicais vivem não mais do que 5 anos quando atingem a idade adulta, com cerca de 160 mm de diâmetro.
Fotos do ouriço-do-mar
Como o ouriço-do-mar se defende
Os espinhos são a arma mais poderosa dos ouriços-do-mar, eles são usados contra predadores.
Além disso, algumas espécies de ouriços-do-mar possuem veneno, como o ouriço-do-mar, gênero encontrado na costa brasileira, tornando a vida marinha mais perigosa.
O ouriço é o mais mortal do mundo, o veneno liberado pelos espinhos é fatal até para o ser humano, causando choque anafilático e convulsões.
Apesar de não haver muitos inimigos naturais desse espinho, ele é muito utilizado na culinária mediterrânea para compor pratos da alta gastronomia, que os seres humanos são predadores em potencial, uma das razões para o declínio da população de ouriços-do-mar.
Mas se você pensa que os mariscos estão em perigo, você está errado, espalha-se em proporções gigantescas e ocupa todos os oceanos.
Por se alimentar de algas, abundantes nos recifes de coral, o ouriço-do-mar tem alimento suficiente para várias gerações, ajudando a equilibrar os recifes.