Moréia-azul (Rhinomuraena quaesita) é uma especie de peixe marinho da familia dos Muraenidae que pertence ao gênero dos Rhinomuraena.
Embora geralmente colocada na família das moreias Muraenidae , tem várias características distintas que levam alguns a colocá-la em sua própria família, Rhinomuraenidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A enguia fita tem uma semelhança com um mítico dragão chinês com um corpo longo e fino e barbatanas dorsais altas, a enguia fita pode ser facilmente reconhecida por suas narinas anteriores expandidas.
Características da moréia-azul
As moréia-azul têm um corpo extremamente longo e esguio de até 1,2 metros de comprimento, com os juvenis sendo pretos até um comprimento de 65 centímetros.
As narinas anteriores terminam em protuberâncias semelhantes a folhas, as narinas posteriores terminam acima dos olhos. Eles têm três protuberâncias semelhantes a barbos em suas mandíbulas inferiores.
Os machos são azuis brilhantes, com barbatanas, focinho, olhos e ânus amarelos, as enguias de fita foram as primeiras moreias a ter mudança de sexo observada.
Habitat da moréia-azul
As moréia-azul vivem escondidas em recifes de coral , mas também em campos rochosos e lagoas arenosas até uma profundidade de 50 metros, com apenas a cabeça saindo de sua toca.
Eles secretam um lodo pegajoso particularmente forte com o qual estabilizam tocas em substratos arenosos. No entanto, eles não cavam essas cavernas ou tubos, mas os pegam de outros animais.
Distribuição geográfica
As enguias fita são encontradas no Indo-Pacífico, da África Oriental ao sul do Japão , Ilhas Marshall e Polinésia Francesa .
Reprodução da moréia-azul
Moréia-azul é um hermafrodita protândrico : os machos mudam de sexo para se tornarem espécimes femininos para todos os efeitos.
Alimentação da moréia-azul
As moréia-azul alimentam-se principalmente de pequenos caranguejos e peixes.
Estado de conservação
Como ainda não houve nenhuma criação em cativeiro bem-sucedida de enguias fita, as enguias fita são quase exclusivamente retiradas da natureza para serem mantidas em aquários.
Técnicas de captura polêmicas, como armadilhas venenosas, também são utilizadas, o que pode causar danos consideráveis aos animais. A vida útil das moreias capturadas desta forma em aquários é, portanto, geralmente muito curta.
Fotos da moréia-azul