A molinésia prata (Poecilia sphenops) é um peixe ornamental de água doce da família Poeciliidae conhecido popularmente molinésia, molly e molinésia prata.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A molinésia prata é nativo da América central bastante popular, e particularmente é um peixe brincalhonas, alegres e muito divertidas.
Além disso, ele é comumente chamadas de Molly, os peixes molinésia podem chegar até 6 cm e vivem mais de 2 ou 3 anos em aquário.
Esta espécie de molinésia é pacífico e vive em grupos, é recomendado sempre manter no mínimo duas fêmeas para cada macho, sendo três ou quatro o número ideal.
Este peixe passa grande parte do tempo a limpar as algas dos vidros e da decoração, devido à necessidade de componentes vegetais na sua alimentação.
Características do peixe molinésia prata
A molinésia prata possui uma coloração branca, e o macho é menor e apresenta a nadadeira anal modificada, em formato cilíndrico, que recebe o nome de gonopódio.
Por outro lado, a fêmea é maior, possui o ventre mais roliço e sua nadadeira anal é em formato de leque.
Além disso, estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Existem várias variantes de cores de diferentes espécies que podem ser combinadas para criar uma fauna diferente, bem como a possibilidade de manter um grupo de peixes da mesma espécie e cor.
Reprodução do peixe molinésia prata
Os ovos se desenvolvem dentro da mãe até a eclosão e os filhotes estão totalmente desenvolvidos sem botar ovos em lugar algum.
A fertilização é interna, o macho fertiliza a fêmea através de uma nadadeira anal modificada chamada gonopódio, e seu esperma pode ser suficiente para mais de uma gravidez.
É necessário ter 5 fêmeas para cada macho, pois possuem grande apetite sexual.
Alimentação
A molinésia prata é um peixe Onívoro, e na natureza se alimenta de algas, larva de mosquito e artêmia.
Criação do peixe molinésia prata em aquário
Tamanho mínimo do aquário
O tamanho do aquário para molinésia prata deve ser no mínimo de 80 litros para um trio, 100 litros para um comunitário.
Ambientação do aquário
As molinésias habitam em água salobra, portanto, é necessária alguma manutenção, o fundo do aquário deve ter conter material alcalinizante, como dolomita ou marisco, para manter o pH em torno de um nível de 7,2.
As plantas são muito bem-vindas, as mais recomendáveis são as folhas volumosas e finas, que proporcionam esconderijos importantes.
Parâmetros da água
– Dureza da água: Média a dura;
– pH: 7.0 a 7.8;
– Temperatura: 21 a 28ºC;
Comportamento e convivência com outras espécies
Dentro do aquário, os peixes estão prontos para explorar cada canto e espaço. Uma das coisas que molinésia gosta de fazer é passar muito tempo no fundo procurando algas, eles também procuram enfeites e o próprio vidro do aquário.
São peixes muito sociáveis que se adaptam bem a aquários comunitários.
Alimentação
A molinésia prata é um peixe onívoro, recomendamos que você sempre alimente seu aquário com alimentos de boa qualidade.
Não recomendamos dar comida viva ou crua aos peixes em seu aquário, pois eles podem ser uma fonte de parasitas e vermes.
Não use este tipo de alimento a menos que tenha certeza da origem. Dê preferência a rações com ingredientes balanceados que atendam às necessidades nutricionais de seus peixes e estejam livres de quaisquer patógenos.