Minhoca: o que são, características, habitat, como usar de isca? e como conservar?
A minhoca (Lumbricina) é um animal anelídeos, da subclasse Oligochaeta, bastante conhecido e utilizado como isca natural.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esta excelente isca natural e como conservar para obter mais qualidade na hora da pesca.
A minhoca possui um corpo é formado por anéis, o que faz com que sejam cilíndricos e alongado, com a boca e o â.n.u.s em lados opostos.
E um anel mais claro, que é o clitelo(é um anel mais claro que libera um muco que ajuda na fixação de duas minhocas no momento da fecundação), e fica próximo à extremidade anterior.
Vale ressaltar que são bastante conhecidas por serem um animal com vários corações, podendo ter de dois a quinze pares.
As minhocas são subterrâneos, escavam várias galerias e canais em todo o terreno.
O que são minhocas
As minhocas são animais anelídeos (apresentam o corpo que lembram vários anéis unidos entre si) cobertos por uma fina cutícula pigmentada.
Seu corpo rotundo é dividido interna e externamente, mas as duas primeiras divisões não são identificados externamente.
São distribuídas pelo solo úmido de todo mundo, algumas com alguns centímetros, outras já de um a dois metros de comprimento, casos nos quais são conhecidas como minhocuçus.
Para que serve a minhoca
As minhocas animais anelídeos que ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo.
Eles também são frequentemente e quase sempre usadas como isca viva, na pescaria com linha.
Onde encontrar a minhoca
As minhocas vivem enterradas, buscando abrigo e restos de vegetais, o que é seu principal alimento.
Por serem animais que se alimentam de restos orgânicos, as fezes dessas minhocas por conter terra ingerida misturada com matéria orgânica, compõe o húmus que é um ótimo fertilizante.
Como conseguir capturar a minhoca
As minhocas preferem ficar em terra escura, úmida e rica em nutrientes. Dessa forma os locais onde as minhocas costumam viver são pequenos jardins, solos de árvores e áreas com folhas em decomposição.
Use uma pá ou enxada na terra empurre até que a maior parte da lâmina esteja enfiada, você pode usar o pé para ajudar a empurrar e fincar mais no chão.
Impulsione para levantar uma monte de terra e veja se há minhocas no buraco ou no monte de terra.
Como conservar a isca
Vale ressaltar que para sua minhoca viva, pegue uma caixa ou pote e faça furos na tampa, coloque terra seca e um pouco úmida.
Uma boa dica é usar um jornal ou um pano úmido por cima do pote ou da caixa(importante não encharcar o jornal ou o pano).
Caso a minhoca sinta calor ela subirá para o jornal ou pano úmido e descerá quando se sentir confortável novamente, isso irá ajudar a minhoca a ficar viva até o fim da sua pescaria.
Como iscar a minhoca em anzol
Pegue o anzol isque a minhoca pelo meio, use fio de elástico e enrole a minhoca no anzol.
Uma boa dica é deixar menos da metade da minhoca sem enrolar pois ficará mais atrativa para o peixe e você terá uma chance maior de sucesso na pescaria.
Peixes que gostam dessa isca natural
Vale ressaltar que é alguns peixes que são pescados com esse tipo de minhoca, são eles;
– Tilápia;
– Pacus;
– Tambaquis;
– Tambacus;
– Piau;
– Lambaris;
– Carpas;
– Traíras;
– Bagres;
– Corvinas;
– Piabas;
– Dourados;
– Pirapitingas;
– Piracanjubas entre outras espécies.