Medusa: características, locomoção, reprodução e curiosidades
Medusa (Medusozoa) é uma espécie de água viva de água salgada que se agrupa na taxonómico que inclui as medusas, mães d’água, águas-vivas ou alforrecas, formas de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa.
Além disso, quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica desta maravilhosa água viva.
Características da medusa
Como todos os cnidários, o corpo da água-viva medusa é basicamente um saco de simetria radial, composto por duas camadas de células, a epiderme por fora e a gastroderme por dentro, com uma massa gelatinosa no meio chamada mesogléia, e aberta para fora.
A forma pode variar de um disco plano a um sino quase fechado; na borda livre desse disco, que pode ser liso, fissurado ou ondulado, as águas-vivas apresentam coroas de tentáculos com células de urtiga, os cnidócitos, que são capazes de ejetar uma minúscula ponta contendo um veneno, o nematocisto.
Em algumas águas-vivas, principalmente nos Scyphozoa, onde são mais desenvolvidas, a boca, chamada archenteron, é provida de tentáculos, também de células urticantes e, às vezes, de um véu chamado manúbrio.
As águas-vivas não apenas usam esses dispositivos para se defender de predadores, mas também para imobilizar presas, como um peixe pequeno, para se alimentar. O corpo da água-viva consiste em 95-99% de água.
Locomoção das melusas
A locomoção ocorre por meio de contrações do corpo graças às células mioepiteliais, que estão ligadas ao sistema nervoso e agem como músculos, eles também podem ser arrastados pelas correntes oceânicas.
Reprodução da medusa
Os sexos são iguais e separados, e a reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada se alterna com a reprodução sexuada, em um ciclo em que também se alternam as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).
Curiosidades
- Muitas águas-vivas são bioluminescentes;
- Em algumas espécies, a toxina produzida é mais potente que o veneno de algumas cobras.
- Nado onde há grande concentração de águas-vivas deve ser evitado, pois das toxina que eles produzem pode causar irritação tipo queimadura e até mesmo reações alérgicas graves que podem levar à morte.
Fotos da água viva medusa