Água doce

Mandi boca de flor: características, habitat, reprodução, alimentação

Por Alan Costa, em 09/11/2022 (atualizado em 19/07/2023)
mandi boca de flor

Mandi boca de flor (Iheringichthys labrosus) é um peixe de água doce que pertence a família dos Pimelodidae

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Essa espécie de peixes são de couro, Tem o corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto, no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal.

mandi boca de flor

Além disso cabeça é cônica com os olhos situados lateralmente, Nadadeira caudal bifurcada e inúmeros barbilhões ao redor da boca, Os barbilhões maxilares ultrapassam a metade do corpo.

Características do mandi boca de flor

O mandi boca de flor e um peixe de couro, tem o corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto, no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal.

mandi boca de flor

A cabeça é cônica com os olhos situados lateralmente, nadadeira caudal bifurcada e inúmeros barbilhões ao redor da boca, os barbilhões maxilares ultrapassam a metade do corpo.

Além disso ele possui esporões farpados nas nadadeiras peitorais e dorsal bastante rígido que podem causar dolorosa ferida, caso não sejam manuseados com cautela.

Essa e uma espécie considerada inofensiva, a sensação ao ser picado é bastante desagradável com dor aguda e inchaço local, a toxina responsável está contida no muco que reveste o espinho.

Habitat

O Mandi boca de flor habita remansos das margens dos rios, locais com areia e cascalho no fundo.

Reprodução do mandi boca de flor

mandi boca de flor

O período reprodutivo do Mandi boca de flor se da com a época mais quente e chuvosa do ano. depois que os filhotes nascem, não cuida mais da prole. Prefere desovar em pequenos afluentes,daí a importância de se manter seu habitat intacto.

Alimentação

mandi boca de flor

Onívoro, se alimenta de moluscos bivalves, gastrópodes, larvas de Dípteros, vermes e insetos terrestres. Encontrado algas diatomáceas em seu estomago, que podem ser ingeridas indiretamente.

Distribuição geográfica do mandi boca de flor

O mandi boca de flor é distribuído por todo o Brasil, encontrada na Amazônia e em todas as Bacias hidrográficas brasileiras.

Sair da versão mobile