Lontra-neotropical: características, reprodução, habitat e alimentação
Lontra-neotropical (Lontra longicaudis)é uma espécie de lontra encontrada no México , América Central , América do Sul e na ilha de Trinidad .
É fisicamente semelhante à lontra de rio do norte e do sul , que ocorre diretamente ao norte e ao sul do alcance desta espécie.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O comprimento da lontra neotropical pode variar de 36 a 66 centímetros (14 a 26 polegadas), além de uma cauda de 37 a 84 centímetros .
O peso corporal varia de 5 a 15 kg . As lontras são membros da família Mustelidae, a família mais rica em espécies (e, portanto, diversa) na ordem Carnivora .
Características da lontra-neotropical
A lontra neotropical é coberta por uma pelagem curta e marrom-acinzentada escura. A cor do pelo é mais clara ao redor do focinho e da garganta.
Eles possuem uma cauda longa e larga, com pernas curtas e robustas e dedos totalmente palmados. Sexualmente dimórficos, os machos são cerca de 25% maiores que as fêmeas.
A massa corporal da lontra geralmente varia de 5 a 15 quilos. As lontras neotropicais se comunicarão com as lontras próximas por meio de marcação de cheiro.
A comunicação também pode ocorrer por meio de assobios, zumbidos e guinchos. A fórmula dentária raramente varia daquela das lontras eurasianas, exceto nos poucos casos de lontras que apresentam anomalias dentárias. Mulheres e homens têm a mesma fórmula.
Reprodução da lontra neotropical
A reprodução ocorre principalmente na primavera. A gestação dura 56 dias e produz uma ninhada de 1 a 5 filhotes. Os filhotes nascem cegos, mas totalmente peludos.
Eles emergirão do ninho da mãe com cerca de 52 dias e começarão a nadar aos 74 dias. Eles são criados completamente pela mãe, já que os machos não fornecem nenhum cuidado parental.
O macho passa apenas um dia com a fêmea durante a época de reprodução. A fêmea deve manter seus filhotes a salvo da predação de outras lontras neotropicais.
Em uma situação de reprodução em cativeiro, o canibalismo da mãe pode ter ocorrido, embora não tenha sido confirmado.
Habitat do lontra neotropical
A lontra Neotropical tem a distribuição mais ampla de todas as espécies Lontra . Seu habitat pode variar do noroeste do México ao centro da Argentina.
Eles preferem rios límpidos e de fluxo rápido e raramente são conhecidos por se estabelecerem em águas de planície lentas e carregadas de lodo ou áreas pantanosas.
Embora ocorram principalmente entre 300 e 1.500 m acima do nível do mar, eles foram encontrados a 3.000 m. Eles exigem vegetação ribeirinha densa e locais de tocas abundantes, mas, além disso, a lontra neotropical é muito versátil e tolerante às mudanças ambientais.
As lontras preferem tocas sólidas, altas, secas e próximas a águas profundas. A lontra neotropical é a maior generalista de todas as espécies de lontras.
Alimentação da lontra neotropical
A dieta da lontra neotropical consiste principalmente de peixes e crustáceos perfazendo 67% e 28%, respectivamente, de sua dieta total.
Estado de conservação do lontra neotropical
A lontra neotropical está listada como Quase Ameaçada pela IUCN . A espécie está atualmente protegida na Argentina e em muitos outros países da América do Sul.
A caça pesada por sua pele nas décadas de 1950 a 1970 resultou em muitas extinções locais ao longo do alcance da lontra.
A caça ilegal, a destruição do habitat por meio da mineração e da pecuária e a poluição da água ainda afetam a população da lontra neotropical. Embora tenha havido tentativas de reprodução em cativeiro, essas tentativas foram em grande parte infrutíferas.