Lampreia do rio (Lampetra fluviatilis) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a familia Petromyzontidae, conhecido como lampreia do rio europeu ou lampreia.
Além disso, esta espécie possui a forma de enguias, mas sem maxilas, pertencentes à da ordem dos Petromyzontiformes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da lampreia do rio
A lampreia do rio possui a boca está transformada numa ventosa circular, com o diâmetro do corpo reforçado com um anel cartilaginoso e provido de uma língua raspadora igualmente cartilaginosa.
Além disso, os olhos têm um olho translúcido em forma de cone no topo da cabeça e outro na frente das narinas, o que é único entre os vertebrados vivos (embora seja encontrado em alguns fósseis).
Os olhos são relativamente grandes, são equipados com cristalino, mas não possuem músculos oculares internos, como em outros vertebrados, sete fendas branquiais são abertas atrás.
Reprodução da lampreia do rio
Tanto as lampreias marinhas como as de água doce se reproduzem em rios, e na sua vida larvar, que pode durar até sete anos, é sempre passada no rio onde nascem, a certa altura, elas sofrem uma metamorfose e transformam-se em adultos.
Além disso, as espécies anádromas migram para o mar depois da metamorfose, onde se desenvolvem e atingem a maturação sexual, este processo pode durar um ou dois ano.
Contudo, quando atingem a maturidade sexual, as lampreias entram num rio, reproduzem-se e morrem, e cada fêmea gera milhares de ovos pequenos e sem reservas nutritivas.
Habitat
Esta espécie habita em águas temperadas, tanto no hemisfério norte, como no sul.
Alimentação
A alimentação da lampreia do rio é feita à base de sangue e tecidos de outros peixes.