kribensis: características, habitat, reprodução e alimentação
Kribensis (Pelvicachromis pulcher) é uma especie de peixe de agua doce da família Cichlidae que pertence ao gênero Pelvicachromis.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Como todos os Pelvicachromis, o kribensis é um criador de cavernas monogâmico . A ninhada é cuidada e guardada pelos pais juntos.
O próprio território é defendido contra coespecíficos estrangeiros, durante a ninhada também contra peixes não específicos.
Características do kribensis
Na natureza, o macho kribensis cresce até um comprimento máximo de aproximadamente 12,5 centímetros e um peso máximo de 9,5 gramas.
As fêmeas são menores e mais profundas, crescendo até um comprimento máximo de 8,1 cm e um peso máximo de 9,4 g.
Ambos os sexos têm uma faixa longitudinal escura que vai da nadadeira caudal até a boca e abdômen rosa a vermelho , cuja intensidade muda durante o namoro e a reprodução. As barbatanas dorsal e caudal também podem apresentar manchas oculares ou ocelos com anéis de ouro .
Os machos mostram polimorfismos de cor em algumas populações coletadas em localidades únicas. Os juvenis são monomórficos até aproximadamente seis meses de idade.
Habitat do kribensis
Kribensis é nativa do sul da Nigéria , leste de Benin e oeste de Camarões . O seu habitat são águas paradas e correntes com águas fracas, por vezes muito ácidas ( valor de pH inferior a 5) e moles.
Reprodução do kribensis
Eles se tornam sexualmente maduros em 9-12 meses. A fêmea põe 100-300 ovos marrom-avermelhados (cerca de 2 mm de diâmetro). O casal guarda zelosamente o território de desova e os filhotes.
Se os ovos foram submetidos a incubação artificial, os peixes que deles nasceram perdem parcialmente o comportamento de desova e o cuidado parental característicos da espécie, o que sugere a presença de um elemento de aprendizado na etologia da espécie.
Algumas fontes literárias afirmam que a dureza da água durante a desova e alimentação dos filhotes afeta a proporção de machos e fêmeas na ninhada: quanto maior a dureza, menor a porcentagem de machos na ninhada.
Alimentação do kribensis
Kribensis alimenta-se de insetos, vermes e pequenos crustáceos. No entanto, no aquário também aceitam comida em flocos, mais raramente em grânulos.
Criação em aquário
Kribensis são relativamente despretensiosos: a temperatura ótima é de 22-28°C, alimentando-se principalmente com ração animal na forma de grânulos e flocos que afundam. Pode comer caviar de caracóis e camarões, alevinos de outros peixes.
Não agressivo, exceto no período de proteção do território durante a desova, podendo ser mantido em aquários comuns com matas densas de vegetação, abrigos.
Como todos os peixes ciclídeos, os kribensis precisam de água razoavelmente limpa e um teor de oxigênio relativamente alto. A água é preferencialmente macia, até 10-12°dH.