Jordânia peixe: características, reprodução, alimentação e criação em aquário
Jordânia (Ariopsis seemanni) é uma espécie de peixe de água doce da família Ariidae e da ordem siluriformes.
Esta é uma espécie comumente é vendido como tubarão de água doce devido sua coloração prateada e formato do corpo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a medida que o peixe jordânia cresce tende a passar por períodos de inquietação, durante os quais estão sujeitos a natação irregular e excessiva pelo aquário todo.
No entanto, acredita-se que esse comportamento possa estar relacionado aos instintos migratórios naturais, uma flutuação na salinidade pode ajudar a resolver o problema.
Dessa forma assim como alguns peixes gato, possuem glândulas produtoras de veneno na base da primeira espinha dorsal, estes podem causar um inchaço desagradável e doloroso.
Características do peixe jordânia
O jordânia é um peixe sem escamas elegante e muito ativo, possui uma coloração prata fantástica, portanto, recomenda-se manter pelo menos um trio ou, se solitário com peixes muito pacíficos.
Com relação ao dimorfismo sexual esta espécie é difícil distinguir, fêmeas são mais encorpadas que os machos.
Reprodução do peixe jordânia
Ovípara. Não há notícias de sua reprodução em aquário, possivelmente devido à complexidade de replicar seu comportamento reprodutivo natural.
Os peixes desovam no oceano, com o macho recolhendo os ovos na boca. Após a eclosão bucal, os machos nadam rio acima para depositar a cria em rios de água doce.
Os peixes juvenis permanecem em água doce nos primeiros estágios de vida antes de migrar de volta para as áreas costeiras.
Alimentação
O peixe jordânia é carnívoro e se alimenta naturalmente de escamas de peixes, anfípodes, caranguejos, camarões e insetos.
Em cativeiro, pode relutar em comer ração, mas geralmente aprende a aceitá-la com o tempo.
Onde encontrar o peixe jordânia
O peixe jordânia é encontrado América Central e do Sul, zona costeira do México até o Peru
Criação do peixe jordânia em aquário
Tamanho do aquário
O aquário deve ser 200 cm comprimento X 60 cm largura, pois esta espécie é bastante ativa, exigindo um bom espaço para nadar.
Decoração do aquário
A decoração do aquário é indiferente, mas uma instalação simples e eficaz é usar um substrato arenoso e algumas raízes de mangue. Sendo uma espécie fluvial, valoriza-se o caudal lótico e a boa oxigenação.
Quando jovem, pode ser cultivado em água doce, mas quando fica mais velho, o sal marinho precisa ser adicionado à água. Os peixes adultos podem ser mantidos no mar ou em água salobra.
Os peixes não prosperam se forem mantidos exclusivamente em água doce, o que, além do crescimento insuficiente, também reduz gradativamente sua expectativa de vida.
Parâmetros da água
– pH: 6,5-8,5;
-Temperatura: 22 ° C – 28 ° C;
-Dureza: 8 dH – 30 dH;
Comportamento e Compatibilidade
Geralmente bastante pacífico com peixes e pode até ser mantido com peixes menores, desde que não sejam pequenos o suficiente para caber em sua boca.
É pacífico com espécies semelhantes e é mais ativo quando mantido em pequenos grupos.