O ituí transparente (Eigenmannia virescens) é um peixe de água doce pertencente a família Sternopygidae conhecido como sarapó, sarapó barrigudinho, tuvira, tuvira amarela, peixe espada, pestana e pestanha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie pode ser encontrada na América do Sul; amplamente distribuído desde o leste dos Andes no Orinoco até a bacia do Prata.
Características do peixe ituí transparente
O ituí transparente é uma espécie sociável e tímida, de hábito noturno. Pode ser encontrado em águas frias (18°C) e são dotados de uma leve corrente elétrica que utilizam por meio de um órgão elétrico e receptores distribuídos pelo corpo para localizar potenciais presas e disputar as fêmeas para a reprodução.
Também conhecido como peixe-faca verde, ocasionalmente pode ter uma cor ligeiramente verde.
Eles têm nadadeiras grandes na maior parte da parte inferior do corpo e são semitransparentes, o que os torna uma maneira muito interessante de nadar.
Seus corpos são relativamente rígidos e não possuem barbatana dorsal, mas são nadadores muito capazes. Possuem corpo em forma de lâmina que lembra uma faca, daí seu nome popular em algumas regiões.
Reprodução do peixe ituí transparente
O peixe ituí transparente é Ovíparo, e a sua reprodução é pouco conhecido, no entanto, sabe-se que desovam em ninhos feitos propositalmente para abrigar as larvas.
Além disso, a exposição de fêmeas maduras a corrente elétrica dos machos induziram a desovar
Alimentação
Esta espécie de peixe é Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de peixes menores, insetos e microcrustáceos, secundariamente se alimentam de algas.
Habitat
O peixe ituí transparente habitat em águas profundas e paradas, encontrado em lagoas e riachos com substrato rico em restos vegetais.
Fotos do peixe ituí transparente
Onde encontrar o peixe ituí transparente
O peixe ituí transparente pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.