12 Tipos de iscas para a pesca de matrinxã
Conheça os tipos de iscas para a pesca de matrinxã mais utilizados, pois diferente de outras espécies caçadoras, o matrinxã é um peixe que tem a boca pequena.
Portanto, é ideal escolher iscas menores para colocar no anzol, isque de forma que o peixe fique preso, mas, consiga se mexer, isso chamará a atenção.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de iscas para a pesca de matrinxã e os equipamentos utilizados.
Com relação as características físicas o matrinxã é um peixe escamoso, sua carne é muito apreciada nas regiões centro, oeste e norte do país.
Este peixe tem um corpo esguio, um pouco alto e comprimido, o matrinxã possui coloração prateado, tem barbatanas laranja e a cauda preta.
Apresenta uma mancha circular preta na região do úmero, os dentes são fortes e pontiagudos, dispostos em fileiras na mandíbula superior, o comprimento pode chegar a 80 cm e o peso pode chegar a 5 kg.
Equipamento para pesca de peixe matrinxã
Por ser um peixe de brigas durante a fisga, use varas com molinete é bem vindo, porém é possível pega-los com vara de bambu.
Além disso, se optar por vara de bambu utilize uma de 5 ou 6 metros, caso opte por vara com molinete ou carretilha, utilize uma com capacidade para 100m de linhas 0,5mm de diâmetro.
Contudo, também utilize um cabo de aço de 20 lb entre o anzol e a linha, a fim de evitar o corte da mesma, após a fisgada.
No entanto, é aconselhado o uso do diâmetro entre 0,30 e 0,60 mm, de acordo com os peixes que costumam ser pegos no local.
Melhor horário para pescar o matrinxã
O matrinxã é um peixe muito tímido que reage a qualquer movimento, seja na pescaria de barranco ou de barco, portanto a pescaria em horário de muita claridade, como o meio do dia, prejudica o pescador.
O horário que mais favorece a captura é ao amanhecer ou no início do pôr do sol até por volta das 22h
Tipos de iscas para a pesca de matrinxã
Iscas naturais
O matrinxã é um peixe onívoro, separamos alguns exemplos de iscas naturais que podem ser usados nesta pesca:
– Salsicha;
– Coração de boi em tiras;
– Tripas de galinha;
– Lambari (a depender do tamanho e do local, utilize pedaços ou inteiro);
– Fruto;
– Insetos;
– Massas de pesca caseira.
Iscas artificias
Além disso, é importante dizer que, esse peixe costuma dar saltos incríveis ao pegar a isca artificial, portanto, muitos pescadores preferem este tipo de isca.
Contudo, ao escolher iscas artificiais, é possível optar entre a escolha de imitações de pequenos peixes e insetos ou de frutas e até ração, separamos alguns exemplos, veja:
– Twitch bait;
– Isca sapo Frog;
– Spiners;
– Ipo colher;
– Isca Ocambé Papa Black;