Dicas de iscas naturais

Iscas naturais para pesca de pirarara: Top 6 iscas e equipamentos utilizados

Por Alan Costa, em 12/09/2022 (atualizado em 06/07/2023)
iscas naturais para pesca de pirarara

As iscas naturais para pesca de pirarara são eficientes seja em rios, lagos ou em pesqueiros, a pirarara é um peixe muito voraz, e por isso, as iscas naturais costumam ser a melhor escolha.

iscas naturais para pesca de pirarara

Além disso, eles atraem o peixe não somente pela aparência, mas também pelo cheiro e sabor.

Contudo, as melhores escolhas são justamente os pequenos peixes inteiros, como tilápia e lambari, outra opção é usar somente uma parte desses animais, como a cabeça, a guelra, o couro ou o filé.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores as melhores iscas naturais para pesca de pirarara.

Utilize equipamentos reforçados

utilize equipamentos reforcados de pirarara

Além disso, a fisgada desse peixe pirarara não é brincadeira, e você pode passar muitos minutos brigando com ele.

Por isso, a pesca da pirarara exige bons equipamentos que aguentem a força e resistência do peixe.

Antes de tudo é importante saber que sua escolha depende do tamanho das pirararas nos pesqueiros ou na região.

Por exemplo, uma vara de 40 lb pode segurar um peixe de até 15 kg muito bem, mas não mais.

Para uma pirarara grande, invista em uma vara entre 80 e 120 quilos com uma boa envergadura, poderá oferecer a robustez necessária para não perder o peixe (ou o seu equipamento).

Quer esteja a pescar com carretilha ou molinete, escolha um modelo de perfil médio a baixo, com grande capacidade de carretel e boa resistência ao ar, as linhas devem estar entre 0,50 e 0,70 milímetros.

Por fim, o anzol é altamente dependente do perfil do pescador, os modelos comuns entre 7/0 e 10/0 são bem reforçados e prontos para enganchar na boca, outra opção seria usar um anzol circular.

Iscas naturais para pesca de pirarara

Cabeças de peixe

cabecas de peixe para pesca de pirarara

As cabeças de peixe utilizadas normalmente são de tilápias, que podem ser encontradas em feiras-livres e que devem ser de um tamanho razoável.

Além disso, esta isca natural para pesca de pirarara não pode ser nem muito grande e nem muito pequena (entre 7 e 10 cm mais ou menos).

Guelras

guelras de peixes para pesca de pirarara

As guelras de peixes também são uma das iscas mais usadas na pesca de pirarara, no entanto, evite congelar, pois acabam perdendo o odor que costuma ser um excelente atrativo.

Salsicha

salsicha para pesca de pirarara

A salsicha é uma outra isca natural para pesca de pirarara e funciona muito bem com os peixes de couro.

Além disso, uma dica boa para frequentadores de pesqueiros, sobretudo para quem faz uma pescaria de fim de expediente ou na hora do almoço, é levar a salsicha congelada.

Esta isca, considerada por muitos a mais popular dos pesque-pague, costuma dar trabalho para ser arremessada, é muito comum ela se desprender.

Contudo, esta pode até ser considerada a isca preferida da espécie, mesmo em comparação com as duas anteriores.

Isso se deve a uma situação muito comum que ocorre com certa frequência nesses locais.

Antes de partir, muitos pescadores costumam jogar fora as salsicha s deixadas na margem ou na beira do lago, deixando as pirararas que têm esses mesmos pontos como um de seus locais preferidos.

Minhocuçu

minhocucu para pesca de pirarara

O minhocuçu é a isca natural mais utilizada na pesca, até por sua facilidade de coleta e transporte, além de atrair a maioria dos peixes.

Além disso, esta isca natural é usada para a pesca de pirararas, pacu, tambaqui e tambacu.

No então também pode ser usados outros tipos de iscas naturais como mortadela, pão, minhoca, goiabada, pequenas tilápias e frutinhos.

Tuvira

tuvira para pesca de pirarara

A tuvira não é uma isca muito fácil de encontrar, porém é muito eficaz para pesca de peixes de couro como o pintado, Jaú e pirarara.

Além disso, a tuvira é uma das iscas naturais para peixes de couro mais utilizadas no Pantanal e na bacia do Paraná, tanto no Brasil como na Argentina.

No entanto, recomenda-se utilizar a tuvira viva como isca mas sabe-se que mesmo morta essa é uma ótima isca para estes e outros peixes.

Piramboia

piramboia para pesca de pirarara

A piramboia também é uma isca natural para pesca de pirarara e também é eficácia na pesca, principalmente na captura de outros peixes-couro como pintados, bagres, cachapiras e outros.

Além disso, a sua eficácia vai além, garantindo também belos exemplares dos famosos grandes exemples tambaquis e tambacús.

Sair da versão mobile