Dicas de iscas naturais

Iscas naturais para pesca de tainha: top 4 iscas, equipamentos e técnicas de pesca

Por Alan Costa, em 25/11/2022
iscas naturais para pesca de tainha

Essas são as melhores iscas naturais para pesca de tainha infalíveis, a pesca é um esporte incrível e cheio de pequenos detalhes.

A tainha é um peixe de água salgada bastante procurado na pesca esportiva, no entanto, para pescar este peixe é preciso saber alguns detalhes.

iscas naturais para pesca de tainha

Quanto mais nos informamos e aprendemos, maiores são as chances de aperfeiçoar as técnicas e capturar grandes peixe.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas técnicas de pesca e iscas naturais para pesca de tainha.

Características do peixe tainha

características do peixe tainha

Quando falamos em tainha estamos nos referindo a várias espécies da família Mugil. A variante brasileira chamada Mugil brasiliensis é a mais comum.

Em nosso país, além da tainha, pode receber outros nomes como Curumã, Taipara, Cambira e Parati.

Identificar este peixe é fácil, a tainha tem um corpo alongado com um meio mais largo e pontas pontiagudas.

A sua pele é coberta por escamas muito grandes e brilhantes que lhe conferem uma cor azul prateada.

Quanto ao seu habitat, este animal pode viver tanto em água salgada, geralmente em regiões mais rasas, próximas a costas, canais e recifes, quanto em água doce, em manguezais, estuários e áreas costeiras.

Eles geralmente se alimentam durante o dia, sua comida favorita são algas, mas também comem microorganismos aquáticos e pequenos detritos.

Equipamentos utilizados na pesca de tainha 

equipamentos utilizados na pesca de tainha

A principal dica para a pesca da tainha é que é um peixe com a boca bastante frágil, é melhor usar varas leves como vara de bambu ou varas telescópicas, o comprimento pode variar entre 4,5 e 6,5 metros.

A vara telescópica é ótima para pescar tainha no anzol. Em relação ao anzol, a melhor escolha é o tamanho 3 ou 4 chinu.

Para manter a isca no fundo o tempo todo, use um chumbinho pesado ao lado da isca e uma bóia tipo palito para identificar o anzol.

A linha pode ser monofilamento ou multifilamento, entre 30 e 40 milímetros. Dependendo de onde você for pescar também é interessante usar fluorocarbono na ponta para evitar que ela quebre entre os galhada.

Iscas naturais para pesca de tainha

Iscas naturais para pesca de tainha

Tem uma variedade de iscas naturais para pesca de tainha. Portanto, para evitar que ele fique manhoso, leve uma boa quantidade de opções.

1 – Pedacinhos de pão;
2- Peito e pele de frango;
3 – Miúdos de boi (tripa, fígado, testículo);
4 – Massa de pesca pronta;

Atenção: Iscas artificiais não são recomendadas, pois os peixes costumam atacar as iscas naturais. Se quiser fazer o seu própria Massa de pesca, use ingredientes com cheiro forte e também algo doce, pois isso vai chamar a atenção das tainhas.

Técnicas de pesca para o peixe tainha

Como já mencionamos, a tainha é um peixe muito mais humilde do que outras espécies brasileiras como o tucunaré e o dourado. Portanto, o segredo de sua pesca não está na força bruta, mas sim na paciência e na sabedoria.

Primeiro você precisa observar atentamente a profundidade em que o peixe está atacando. Você pode fazer isso ajustando seu sistema com batentes ou apenas um nó corrediço e deixando a prancha descer ou subir.

A tainha é tímida e seu anzol bastante feroz. Assim que ela atacar, canse-a manipulando o bastão com as mãos até a hora de puxá-la em sua direção.

Sair da versão mobile