Iscas naturais para a pesca de piramutaba são eficientes em rios, lagoas ou lagos. Além disso, o peixe piramutaba faz parte do grupo dos bagres e é bastante famosa entre os pescadores do norte do Brasil.
Isso porque este é um peixe chama atenção por causa a sua aparência exótica, e seu porte grande o que torna-a uma presa gloriosa na pesca esportiva.
Iscas naturais para a pesca de piramutaba são bastantes procuradas entre os pescadores, pois a piramutaba é muito consumido no Brasil todo por conta de seu sabor leve e por ser extremamente saudável.
Uma das espécies mais importantes do estuário amazônico, a piramutaba também é conhecida como o maior viajante de água doce do mundo, percorrendo 5.500 km do Brasil ao Peru.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas iscas naturais para a pesca de piramutaba.
Características do peixe piramutaba
A piramutaba é uma espécie de bagre de grande porte, este peixe alcanca 1 metro de comprimento total e podendo pesar até 10 kg. Além disso, como característica do grupo dos bagres, este peixe também possui nadadeira bifurcada, guelras escuras, olhos pequenos e não dispõe de dentes nem escamas.
Por causa disso, a boca apresenta escamas ásperas e a superfície da pele fica coberta por pele.
Possui ainda dois bigodes debaixo da boca e mais dois bigodes que começam na cabeça e podem terminar na cauda. Esses filamentos funcionam para ajudar os peixes a cheirar a comida e identificar seu ambiente.
Regiões onde pode pescar o peixe piramutaba
A piramutaba tem origem nas bacias do norte da América do Sul, Venezuela e Orinoco. Por tanto, a piramutaba se encontra distribuída desde o início do Rio Orinoco, terminando no Rio Parnaíba.
Por outro lado, no Brasil, ela pode ser pescada ao longo do rio Solimões-Amazonas e de seus afluentes.
Dicas:
Na hora de pescar a piramutaba é preciso ficar atento ao período de pesca, pois o Ministério do Meio Ambiente e Pesca proibiu a pesca da piramutaba de setembro a novembro, pois nesta temporada ocorre a piracema ( fase de reprodução da espécie)
Equipamentos para pesca do peixe piramutaba
A piramutaba é um peixe pacífico, porém pode se tornar agressivo em momentos de caça. Por ser um peixe de grande porte, para pescá-la é altamente recomendável o uso de equipamentos com capacidade média para pesada e vara de ação rápida.
Por outro lado utilize os molinetes e as carretilhas com bastante linha monofilamento ideal de 20 a 40 lbs.
Em relação aos anzóis devem ser do tamanho de 7/0 à 12/0, desta maneira, você garantirá uma pesca segura e eficaz.
Iscas naturais para a pesca de piramutaba
As iscas de pesca são importantes para qualquer tipo de pesca, porém na pesca de piramutaba, é preciso escolher o tipo de isca correta para que o peixe seja atraído à superfície.
Na pesca de piramutaba as iscas artificiais não são tão eficazes para provocar esta espécie, portanto, o ideal é optar por iscas naturais, e entre as melhores iscas naturais para a pesca de piramutaba são:
#1 Dica: peixes pequenos;
#2 Dica: fígado de frango;
#3 Dica: larvas (tenébrio ou bichinho da laranja);
#4 Dica: minhocuçu;
#5 Dica: massas de minhoca.
Além disso, com essas iscas naturais para a pesca de piramutaba você irá obter a atenção e como resultado irá fazer com que a piramutaba fisgue o anzol.
Curiosidades da piramutaba na alimentação
Embora a piramutaba não seja tão consumida em todo o Brasil, há muita demanda no EUA e Europa, locais para onde ela é mais exportada.
Isso porque além do sabor, a piramutaba é considerada um alimento extremamente fitness e está presente em várias dietas com baixo teor de calóricas.