Iscas naturais para a pesca de pacu: top 4 iscas, como usar e dicas
Iscas naturais para a pesca de pacu é uma das grandes dúvidas entre pescadores de primeira viagem que buscam fisgar essa espécie de peixe.
Além disso, para pescar o pacu exige certo conhecimento na hora de preparar os equipamentos e as iscas naturais.
São várias as opções de ferramentas que podem ser atribuídas à pesca do pacu , porém com apenas alguns truques e com as melhores iscas naturais para a pesca de pacu pode ser realizada com sucesso.
O pacu é um peixe que se alimenta de plantas, frutas, grãos e pequenos crustáceos, podendo atingir até 30 quilos, o que faz de sua carne ser uma das mais apreciadas pelo sabor e de ótima qualidade.
Por ser um peixe de águas rasas e ter hábitos alimentares regulares, a espécie pode ser fisgada em qualquer época do ano.
Qual o melhor horário para pesca de pacu?
O melhor horário para a pesca de pacu é na parte da manhã. Além disso, o amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das águas.
Qual o tamanho do anzol para pescar pacu?
O tamanho do anzol mais adequado é de 2/0 ou 3/0 são o suficiente para fisgar os Pacus maiores tranquilamente.
Além disso, use um empate de aço de uns 10 cm, pois o pacu é um peixe que possuí dentes muito fortes por isso eles também podem cortar a linha antes de você sentir a puxada.
4 Iscas naturais para pesca de pacu:
As iscas são um dos equipamentos mais importantes para atrair o peixe, mas o funcionamento delas vai depender muito do comportamento de cada espécie.
Em dias mais quentes, por exemplo, grande parte das espécies costuma ficar mais próxima a superfície, portanto as iscas como o frutas, massinhas, minhocuçu e fígado de boi podem se mostrar mais eficientes.
1. Frutos
Além disso, o carandá, fruto de uma palmeira muito comum no Mato Grosso do Sul, além de ser alimento das aves, também faz sucesso com o pacu .
O pacu é um peixe onívoro, que se principalmente frutinhas e plantas que ficam na beira dos rios e lagoas.
Portanto, uma técnica bastante usadas é usar frutas como uma isca natural para a pesca de pacu.
2. Massinhas
A massinha é perfeita para capturar pacu além disso ela também é muito fácil de ser obtida, você pode preparar em sua própria casa.
Ingredientes:
- Partes iguais de fubá, farinha de trigo e água
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e faça as bolinhas no tamanho que achar conveniente.
- Em seguida, coloque a água para ferver e adicione as bolinhas. Assim que subirem, em cerca de 3 minutos, estarão no ponto.
- Escorra em uma peneira, espere esfriar, coloque um pouco de fubá e acondicione em uma vasilha com tampa.
Dicas:
- Faça bolinhas em três tamanhos diferentes, para ter opções de troca de anzóis.
- A dica é usar uma garrafa de água livre de odores e mantê-la sempre tampada.
3. Minhocuçu
Os minhocuçus são muito utilizados para a pesca, sendo reconhecida como a melhor isca natural para a pesca de pacu.
Além disso, o minhocuçu é uma isca extremamente eficiente para peixes como dourado, pacu , traíra, jaú, pintado, cachara, pirarara, piau, tambaqui e matrinxã.
4. Fígados de boi
O fígado de boi é excelente para a pesca de pacu , tambacu e peixes de couro, como por exemplo a pirarara.
Esta é uma das melhores iscas naturais para a pesca de pacu e não tem segredo. Basta colocar o fígado de boi encastoado no anzol, com chumbada.
Dicas:
No entanto, se o local onde você estiver pescando possuir árvores frutíferas à margem do rio, o ideal é arremessar a isca ali naquele local.
Além disso, os pacus comem até mesmo folhas, desde que comestíveis (folha de eucalipto, por exemplo), portanto considere todas as oportunidades.