Irio peixe: características, habitat, reprodução e alimentação
Irio (Seriola dumerili) uma espécie de predador peixes de barbatanas raiadas da família Carangidae , os macacos e os pampos .
É encontrado em mares temperados, subtropicais e tropicais em todo o mundo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
é um popularespécie de pedreira para a pesca recreativa e é importante na pesca comercial. É a maior espécie da família Carangidae.
Características do irio
O irio é um grande peixe predador que tem uma coloração corporal que varia do marrom ao cinza-azulado nas superfícies dorsais contrastando com as partes inferiores branco-prateadas.
Uma faixa fuliginosa diagonal começa no focinho e corre ao longo do centro da barbatana dorsal posterior ; outra faixa escura vai da mandíbula superior, passando pelo olho até a frente da primeira barbatana dorsal.
Alguns peixes podem apresentar uma faixa amarela clara a marrom-avermelhada ao longo dos flancos. As barbatanas são de cor escura. As segundas barbatanas dorsal e anal têm um lobo anterior baixo.
Os juvenis pequenos têm nadadeiras claras e uma série de cinco faixas verticais ao longo do corpo e uma sexta faixa no pedúnculo caudal.
A forma do corpo é alongada e fusiforme e é de profundidade moderada e lateralmente comprimida, e tem uma cobertura de pequenas escamas ciclóides.
O maior peixe foi medido em 190 cm de comprimento total , mas o comprimento mais típico encontrado é de 100 cm, enquanto o maior peso publicado é de 80,6 kg.
Habitat do irio
O irio é encontrado como indivíduos solitários ou em cardumes de tamanho pequeno a moderado, que são epibênticos e pelágicos e ocorrem nas proximidades de recifes, cavernas profundas no mar, declives, afloramentos rochosos e recifes profundos no mar.
Às vezes, entra em baías costeiras, enquanto os juvenis raramente são registrados bem longe do mar, onde se abrigam entre algas flutuantes, como Sargassum e detritos.
Também pode ser encontrado sobre destroços. Indivíduos menores, com menos de 3 kg, podem ser capturados em águas rasas, enquanto os peixes maiores preferem águas mais profundas, normalmente de 18 a 72 m e foram registrados em profundidades de 360 m.
Reprodução do irio
Irio é gonocórico , o que significa que os machos e as fêmeas são separados e determinados no nascimento, e nenhum dimorfismo sexual existe além do tamanho.
Os sexos começam a se diferenciar por volta dos 4 a 5 meses de idade, quando atingem um comprimento de 24 a 26 cm.
No Mediterrâneo, eles atingem a maturidade sexual aos 4 (machos) e 5 (fêmeas) anos de idade, quando atingem um comprimento de cerca de 109 e 113 centímetros de comprimento em machos e fêmeas.
Nas populações do Atlântico Ocidental, os machos atingem a maturidade após três anos e 80 cm e as fêmeas após quatro anos de idade e atingem 83 cm.
Observou-se que esta espécie mostra corte de pares em Belize, onde foram encontrados cardumes com cerca de 120 indivíduos e o emparelhamento ocorreu principalmente durante a lua cheia ou minguante e entre fevereiro e outubro.
Alimentação do irio
Os írios maiores são predadores oportunistas quando adultos, que se alimentam de peixes bentônicos e pelágicos, além de cefalópodes e crustáceos .
Distribuição geográfica
O írio tem uma distribuição quase circunglobal nos mares e oceanos subtropicais e tropicais do mundo.
No Oceano Índico, é encontrado ao longo da costa africana, desde a África do Sul, a leste, através do Golfo Pérsico, até a Austrália Ocidental e o sul do Japão, alcançando as ilhas havaianas e a Micronésia , no Oceano Pacífico. Alcança o sul até a ilha da Tasmânia , na costa da Austrália.
No Oceano Atlântico ocidental, esta espécie é encontrada ao redor das Bermudas e na costa norte-americana até o norte da Nova Escócia , estendendo-se para o sul até o Brasil, incluindo o Golfo do México e o Mar do Caribe.
No leste do Oceano Atlântico, foi registrado como vagabundo até o norte das Ilhas Britânicas e é encontrado no Golfo da Biscaia, ao sul de Marrocos e no Mar Mediterrâneo .