Golfinho-listrado: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Golfinho-listrado (Stenella coeruleoalba) é um é mamífero da família Delphinidae conhecido como golfinho-riscado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o golfinho-listrado tem sido amplamente estudado, uma vez que é encontrado em águas temperadas e tropicais em todo o mundo.
Eles normalmente pesam cerca de 150 kg e medem cerca de 2,6 m, este golfinho nada rapidamente, geralmente em grupos de mais de 100 indivíduos, e dão um show de saltos na água azul.
Características do golfinho-listrado
O golfinho listrado é facilmente identificado pela faixa azul escura que emerge da tribuna de cor escura, contorna os olhos e desce pela lateral até o flanco traseiro.
Outra mancha mais escura vai do melão ao longo das costas até as costas, terminando logo atrás da barbatana dorsal com parte caindo para a frente no corpo.
O golfinho listrado distingue-se por uma faixa preta que percorre os flancos dos olhos até o ânus, e uma mancha de luz que lembra uma pincelada em forma que vai do olho à barbatana dorsal, tornando-o mais fácil de distinguir.
Esta espécie também tem o dorso escuro e a barriga branca ou rosa, delimitada por uma faixa longitudinal preta.
Os adultos podem atingir 2,6 m, pesando 150 kg para as fêmeas e 160 kg para os machos.
Como os outros golfinhos do gênero, o golfinho listrado se move em grandes grupos, geralmente mais de 100 indivíduos, os grupos podem ser menores no Mediterrâneo e no Atlântico.
Reprodução do golfinho-listrado
O período de reprodução do golfinho listrado dura em torno de 12 meses.
Além disso, acredita-se que esses golfinhos se tornem sexualmente maduros entre as idades de 7 e 12 anos, dependendo da localização, eles dão à luz um único filhote a cada 3 a 4 anos.
Habitat
O golfinho listrado habita nas zonas subtropicais, tropicais e temperadas quentes de todos os oceanos.
Alimentação
O golfinho listrado é um mamífero que se alimenta de pequenos peixes e cefalópodes como polvos, lulas, náuticos e os chocos.
Onde encontrar o golfinho listrado
Este golfinho é encontrado em abundância no norte e no sul do Oceano Atlântico, incluindo o Mediterrâneo, o Golfo do México, o Oceano Índico e o Oceano Pacífico.
Comportamento
Eles nadam rapidamente e são conhecidos em muitas áreas por seu hábito de desviar de navios pulando muito alto e criando grandes respingos em altas velocidades.
Parece que pular não é apenas divertido, mas também uma espécie de jogo ou tática que os ajuda a se livrar dos parasitas.
Riscos de extinção do golfinho-listrado
A população do Mediterrâneo é vulnerável à poluição, doenças e capturas acidentais nas redes de pesca, o Japão tem uma cota que permite a caça de 1.000 animais por ano.
A espécie continua ameaçada de extinção, pois a caça ilegal do animal, e também a matança para retirar sua rara carne e pele, afeta todos os biólogos e instituições que cuidam e protegem.
Para ela, a divulgação de sua proteção deve ser feita com mais ênfase nas regiões litorâneas do país para reduzir o risco de extinção da espécie.