Golfinho-lacustre-chinês: características, riscos de extinção e curiosidades
O golfinho-lacustre-chinês ( Lipotes vexillifer) é um mamífero de água doce da família dos delfinídeos também conhecido como golfinho-de-rio-chinês , golfinho-branco ou golfinho-do-yang-tsé e baiji.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso golfinho.
Esta espécie é encontrada no rio Yang-Tsé na China, é uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo, todas elas em sério risco de extinção.
Características do golfinho-lacustre-chinês
O golfinho-lacustre-chinês possui uma coloração que varia do cinza ao azul claro no dorso e branco no abdômen.
Tem uma barbatana dorsal triangular e muito atrofiada, as suas barbatanas caudal e peitorais são curtas e arredondadas.
Ele tem olhos pequenos e é praticamente cego. O golfinho marinho chinês tem em média de 31 a 36 dentes cônicos em cada uma de suas duas fileiras de mandíbulas.
Acredita-se que acasale na primeira metade do ano, principalmente de fevereiro a abril, foi observada uma taxa de gravidez de trinta por cento.
A gravidez dura de dez a onze meses, com uma pessoa nascendo de cada vez. O intervalo entre dois nascimentos é de dois anos. Os filhotes medem de oitenta a noventa centímetros ao nascer. Você será cuidado por oito a vinte meses
Risco de extinção do golfinho-lacustre-chinês
Atualmente o golfinho-lacustre-chinês é considerado como criticamente ameaçado, e em breve pode ser considerado como extinto, tornando a espécie a primeira de golfinhos a ser extinta por humanos.
Uma das causas da extinção seria a pesca excessiva e a atividade humana o levaram à beira da extinção e não é visto há décadas.
Curiosidades
O golfinho-lacustre-chinês é uma espécie tão rara que se acreditava trazer fortuna e proteção para os pescadores locais e todos aqueles que tiveram a sorte de avistá-la.
No entanto, a pesca excessiva e a atividade humana o levaram à beira da extinção e não é visto há décadas.
Um outro ponto curioso é que o golfinho-lacustre-chinês, tem bico longo e ligeiramente voltado para cima, era capaz de atingir a velocidade de 60 km/h, mas geralmente nadava acelerando entre 30 e 40 km/h.
Distribuição geografica
Historicamente, o golfinho-lacustre-chinês ocorreu ao longo de 1.700 quilômetros do médio e baixo rio Yangtze, de Yichang no oeste até o estuário perto de Xangai, bem como nos lagos Poyang e Dongting e no pequeno rio Qiantang no sul.
Com o tempo, esse trecho foi reduzido em centenas de quilômetros e agora inclui apenas o canal principal do Yangtze, principalmente entre os dois principais lagos tributários, Poyang e Dongting.
Além disso, cerca de 12% da população mundial vive e trabalha na bacia do rio Yangtze, que desce o rio, a construção da represa das Três Gargantas, bem como de outras represas menores, também resultou na perda de habitat.