Gold-saddle goatfish (Parupeneus cyclostomus) é uma especie de peixe marinho da família Mullidae que pertence ao gênero Parupeneus.
Eles levam um estilo de vida solitário ou se unem em pequenos grupos de indivíduos de tamanho semelhante.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Indivíduos solitários caçam presas sedentárias que se escondem na areia. Um grupo de indivíduos realiza uma busca conjunta por objetos em movimento na coluna d’água.
Características do gold-saddle goatfish
A parte de trás do gold-saddle goatfish é marrom escuro, e o lado e o abdômen são mais claros e levemente amarelos.
É caracterizada por uma mancha amarela em forma de sela no pedúnculo caudal atrás da segunda nadadeira dorsal, e algumas listras finas amarelas nas segundas nadadeiras dorsal e anal, e as bordas externas são levemente azuis.
Existem 2 listras azuis na cabeça do beijo até a parte de trás dos olhos e 2 listras azuis mais curtas sob os olhos, nadadeira caudal profundamente bifurcada, duas nadadeiras dorsais.
A barbatana dorsal tem 8 espinhos e 9 raios moles; a barbatana anal tem 1 espinho e 7 raios moles. Comprimento do corpo até 50 cm. Indivíduos dessa espécie apresentam fenômeno de amarelecimento, ou seja, todo o corpo do peixe fica amarelo dourado uniforme, o motivo é desconhecido, mas as listras azuis ao redor dos olhos ainda são levemente visíveis.
Habitat do gold-saddle goatfish
Provém do Oceano Índico , do Mar Vermelho e do Oceano Pacífico , em particular do Havaí , das Ilhas Ryukyu , das Espórades Equatoriais , da África do Sul , de Tuamotu , das Ilhas Marquesas e da Nova Caledônia . Prefere recifes de corais e áreas com fundos rochosos.
Alimentação do gold-saddle goatfish
O gold-saddle goatfish alimenta-se de invertebrados aquáticos e de peixes ósseos menores. Suas presas são principalmente crustáceos como camarões, lagosta, anfípodes, estomatópodes, caranguejos, moluscos gastrópodes e cefalópodes .
Fotos do gold-saddle goatfish
Comportamento
Os espécimes adultos são solitários, enquanto geralmente os espécimes juvenis formam grupos também compostos por muitos espécimes.