Mamíferos Aquáticos

Foca manchada: características, reprodução, habitat e estado de conservação

Por Alan Costa, em 24/11/2022
características da foca manchada

A foca manchada (Phoca largha) é um mamífero da família Phocidae também conhecida como foca larga, foca pintada ou foca largha.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero.

foca manchada

foca manchada é considerada uma foca verdadeira, ela habita blocos de gelo e águas do norte do Oceano Pacífico e mares adjacentes.

É encontrado principalmente ao longo da plataforma continental dos mares de Beaufort, Chukchi, Bering e Okhotsk e ao sul do Mar Amarelo, e migra para o sul até Huanghai e o mar ocidental do Japão.

Também é encontrado no Alasca, desde o sudeste da Baía de Bristol até o Ponto de Demarcação, durante o verão sem gelo e o outono, quando as focas acasalam e têm filhotes.

Números menores são encontrados no Mar de Beaufort, ás vezes é confundida com a foca-comum, com a qual está intimamente relacionada, a foca manchada  e focas-comuns geralmente se misturam em áreas onde seus habitats se sobrepõem.

Características da foca manchada

características da foca manchada

A foca manchada é de tamanho intermediário, com adultos maduros de ambos os sexos geralmente pesando entre 81 a 109 kg e medindo 1,5 a 2,1 metros.

A foca manchada tem um corpo relativamente pequeno e barbatanas curtas que se estendem por trás do corpo para fornecer impulso, enquanto as pequenas barbatanas na frente atuam como lemes.

A pelagem densa varia em cor de prata a cinza e branco, e é caracterizada por manchas escuras e irregulares sobre um fundo mais claro, cobrindo todo o corpo.

Machos e fêmeas diferem pouco em tamanho ou forma, eles podem ser confundidos com eles em locais onde seu habitat se sobrepõe ao da foca comum, como em Bristol Bay, no Alasca, as focas manchadas, como as focas, têm 34 dentes.

Reprodução da foca manchada

No período reprodução as focas manchadas formam grandes grupos durante os períodos de nidificação e muda, quando rastejam em blocos de gelo ou, se não houver gelo, em terra.

Os grupos numericamente maiores no Alasca são encontrados na Lagoa Kasegaluk no Mar de Chukchi, perto do Cabo Espenburg no Estreito de Kotzebue e na Baía de Kuskokwim em bancos de areia e baixios onde vários milhares podem se reunir.

Habitat

As focas manchadas são residentes de águas árticas ou subárticas, muitas vezes na periferia do gelo durante a época de reprodução.

Eles tendem a não viver em gelo à deriva denso, nos meses de verão vivem em mar aberto ou em praias próximas.

Fotos da foca manchada

foca manchada
foca manchada
foca manchada
foca manchada

Estado de conservação

Em 28 de março de 2008, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) iniciou uma revisão de status sob a Lei de Espécies Ameaçadas (ESA) para determinar se a listagem desta espécie de foca do gelo na ESA era justificada.

Após uma revisão de 18 meses do status das  focas manchadas, a NOAA anunciou em 15 de outubro de 2009 que duas das três populações de focas pintadas, totalizando 200.000 focas no Alasca ou perto delas, não estão ameaçadas de extinção, nem é provável que o façam para um futuro previsível, embora o aquecimento global tenha resultado na perda da massa de gelo do Ártico.

Sair da versão mobile