Foca leopardo (Hydrurga leptonyx) é um mamífero marinho que faz parte da família dos Phocidae também é conhecido como leopardo-marinho
Essa e a única espécie do gênero Hydrurga . Seus parentes mais próximos são o selo de Ross , a foca caranguejeira e a foca de Weddell , que juntas são conhecidas como a tribo das focas Lobodontini .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero aquático.
Além disso o nome hydrurga significa trabalhador da água e leptonyx é a palavra grega para garras finas.
Características da foca leopardo
Em comparação com outras focas, a foca-leopardo tem uma forma de corpo distintamente longa e musculosa, mas talvez seja mais conhecida por suas mandíbulas enormes, que a tornam um predador de ponta em seu ambiente.
Manto é uma mistura contrastante de prata a cinza escuro com um padrão de cor “leopardo” manchado distinto na parte de trás e branco mais claro a cinza claro na barriga.
As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. Os adultos têm um comprimento total de 2, a 3,5 m e um peso de 200 a 600 kg.
Os bigodes são curtos e claros como focas “reais”, não têm orelhas ou pontas externas, mas têm um canal auditivo interno que leva a uma abertura externa.
Reprodução da foca leopardo
No entanto, sabe-se que seu sistema reprodutivo é polígino, o que significa que os machos acasalam com várias fêmeas durante o período de acasalamento.
Uma fêmea sexualmente ativa pode dar à luz um único filhote durante o verão nos blocos de gelo flutuantes da Antártida, com um macho sexualmente ativo .
O acasalamento ocorre de dezembro a janeiro, logo após o desmame dos filhotes, quando a foca fêmea está no estro.
Habitat da foca leopardo
A maioria das focas-leopardo permanece dentro do bloco de gelo durante todo o ano e permanece solitária durante a maior parte de suas vidas, com exceção de uma mãe e seu filhote recém-nascido.
Esses grupos matrilineares podem se mover mais ao norte no inverno austral para ilhas subantárticas e costas dos continentes do sul para cuidar de seus filhotes.
Alimentação da foca leopardo
Alimenta-se de uma grande variedade de presas, incluindo cefalópodes , outros pinípedes , krill , pássaros, peixes e pinguins
Conservação
Do ponto de vista da conservação, os únicos predadores conhecidos de focas-leopardo são as orcas e os tubarões.
Devido à sua distribuição subpolar limitada, eles podem estar em risco à medida que as calotas polares encolhem devido ao aquecimento global, na natureza, as focas-leopardo podem viver até 26 anos.
A caça de focas leopardo é regulada pelo Tratado Antártico e pela Convenção para a Conservação das Focas Antárticas .
distribuição geográfica da foca leopardo
Essa espécie se distribui pela Antártida entre 50˚S e 80˚S. Avistamentos de focas-leopardo errantes foram registrados nas costas da Austrália, Nova Zelândia (onde indivíduos foram vistos até mesmo na costa de grandes cidades como Auckland , Dunedin e Wellington ), América do Sul, e África do Sul