Foca-barbuda: características, reprodução, habitat e comportamento
A foca-barbuda (Erignathus barbatus) é uma espécie de mamífero da família Phocidae, conhecida no inglês de Bearded Seal.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso mamífero .
Além disso, a foca-barbuda possuem uma ampla distribuição no Ártico que inclui o Chukchi e mares Beaufort do Alasca, assim como o Ártico Canadá, Svalbard e Rússia, mas também são encontrado no mar subártico de Bering, no mar de Okhotsk e no mar do Japão.
Características da foca-barbuda
A foca-barbuda é uma espécie de mamífero que medi 2 a 2,5 metros de comprimento e são marrom-acinzentados, o peso varia em um ciclo anual, mas uma média seria de 250 a 300 kg.
Com relação as fêmeas, que são um pouco maiores que os machos, podem pesar mais de 425 kg na primavera.
Além disso, as focas barbudas muitas vezes têm manchas irregulares de cor clara e podem, em algumas áreas geográficas, também possuir faces vermelho-ferrugem e nadadeiras dianteiras.
Esta espécie possui a cor de ferrugem vem do contato com compostos ferrosos no sedimentos de fundo que aderem à superfície do pelo e, então, oxidam quando trazidos à superfície.
Reprodução da foca-barbuda
A época de reprodução varia geograficamente, com picos ocorrendo entre o final de março e meados de maio, dependendo da localidade.
As fêmeas dão à luz sozinhas em pequenos blocos flutuantes em áreas de águas rasas. Os filhotes nascem com uma fina camada de túnica subcutânea que serve de adaptação para entrar na água logo após o nascimento.
As focas barbudas passam por uma fase de muda e muda no início do verão. Durante esse período, podem ocorrer concentrações relativamente grandes de animais devido à quantidade limitada de gelo disponível em algumas áreas do Ártico, geralmente em junho.
As focas barbudas fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 5 anos, enquanto os machos geralmente se tornam sexualmente maduros aos 6 ou 7 anos.
Habitat
Habita a região do Oceano Ártico, vive no norte do Canadá e é encontrado em todo o norte da Europa, atingindo 80-85° de latitude norte.
Eles são muito vulneráveis a mudanças no ecossistema, eles geralmente são caçados para viver.
Comportamento da foca barbuda
As focas barbudas são em grande parte solitárias, embora não seja incomum vê-las migrando em pequenos grupos na primavera ou no início do verão.
É bastante incomum ver uma foca barbuda andando em terra, pois eles preferem rastejar no gelo, além disso, eles geralmente não são cautelosos, em algumas áreas como Svalbard, na Noruega, eles são muito mansos e podem ser abordados por pessoas a poucos metros de um barco sem mostrar uma reação.