Flagfin angel (Apolemichthys trimaculatus ) é uma especie de peixe marinha da família Pomacanthidae que pertence ao gênero Apolemichthys.
Esta especie é encontrada no oeste do Oceano Indo-Pacífico , sul da África , leste de Samoa , sul do Japão e sul da Austrália .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O flagfin angel foi reconhecida cientificamente pelo naturalista Cuvier no ano de 1831 .
Características do flagfin angel
Flagfin angel é uma espécie amarela brilhante de peixe-anjo que tem lábios azuis, uma ampla margem preta na nadadeira anal , uma mancha preta na testa e uma mancha fraca logo atrás do opérculo .
Os juvenis não têm as manchas e apresentam uma fina faixa preta passando verticalmente pelo olho e uma faixa dourada vertical nos flancos.
A barbatana dorsal contém 14 espinhos e 16-18 raios moles, enquanto a barbatana anal tem 3 espinhos e 17-19 raios moles. Esta espécie atinge um comprimento total máximo de 26 centímetros.
Habitat do flagfin angel
Flagfin angel é encontrado em profundidades de 10 a 80 metros (33 a 262 pés), onde vive nas encostas e declives externos dos recifes de coral.
Distribuição geográfica
Flagfin angel é amplamente distribuído pelas águas tropicais do Oceano Índico , desde a costa da África Oriental entre a Tanzânia e Moçambique até o Oceano Pacífico ocidental, onde atinge o Extremo Oriente até Samoa, o norte até o sul do Japão e o sul até a Nova Caledônia.
Na Austrália, é encontrado em Ningaloo Reef , Rowley Shoals e Scott Reef, todos na Austrália Ocidental ; Ashmore Reef no Mar de Timor e a Grande Barreira de Coral em Queensland.
Reprodução do flagfin angel
Flagfin angel tem uma atividade diurna. É hermafrodita protogínico , o que significa que a fêmea pode evoluir para macho durante sua vida, e vive em harém composto de duas a sete fêmeas para um macho e é um peixe territorial.
Alimentação do flagfin angel
Alimenta-se principalmente de invertebrados bentônicos, principalmente esponjas e tunicados, embora também sejam capturados crustáceos.
Estado de conservação
A espécie está listada na Lista Vermelha da IUCN como Menos Preocupante , ano de avaliação de 2009. O tamanho da população é estável de acordo com a IUCN.
Fotos do flagfin angel