Esturjão-atlântico (Acipenser oxyrhynchus) é um peixe que vive tanto em água salgada quanto em água ele pertence a família Acipenseridae .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de peixe é das espécies de peixe mais antigas do mundo, juntamente com a subespécie esturjão-do-golfo.
O esturjão-atlântico é um peixe anádromo cujo habitat original é a costa leste da América do Norte, do Labrador, no Canadá, à Flórida, nos Estados Unidos.
Características do peixe esturjão-atlântico
O esturjão-atlântico é um peixe de grande porte ele pode viver até aos 60 anos, ter 4,6 m de comprimento e chegar quase a pesar 360 kg.
Este é um peixe de escamas e possui 5 filas de escamas (placas ósseas semelhantes a outros répteis como os crocodilos).
Com relação as suas cores variam entre um preto-azulado e um verde-azeitona no seu dorso, enquanto o ventre é branco, a a espécie tem um focinho mais comprido que outros esturjões e possui 4 barbilhos de cada lado da boca.
Reprodução do peixe esturjão-atlântico
Pouco se sabe sobre a reprodução deste peixe, porém a sua reprodução se dá em água doce ou em águas ligeiramente salobras, a uma faixa de temperatura de 13°C a 18°C.
Além disso, a sua migração para os estuários de rios ocorre a partir de fevereiro, nas regiões mais ao sul do seu habitat, e em junho e julho, em águas mais ao norte.
Alimentação
O esturjão-atlântico se alimenta principalmente de moluscos, insetos aquáticos, vermes e artrópodes.
Curiosidades
Uma curiosidade do esturjão-atlântico é que era considerado um peixe sem valor e comum nos Estados Unidos, e a sua pele áspera costumava rasgar as redes de pesca, estragando a captura de peixes mais rentáveis.
No entanto, quando era caçado, era usado como fonte de comida, como fonte de couro para roupa e capas de livros, e ictiocola, uma substância gelatinosa utilizada como agente clarificante, e também este agente é depois usado em gelatinas, colas, vinhos e cerveja.
Principais ameaças
As principais ameaças do esturjão-atlântico era competição, predação, doenças e parasitas que foram avaliadas pelo Serviço Nacional de Zonas de Pesca dos Estados Unidos (USFWS-NMFS) em 1998.
Dessa forma, o órgão chegou à conclusão de que estes não eram fatores limitantes para as populações do esturjão.
Onde encontrar o peixe esturjão-atlântico
O esturjão-atlântico pode ser encontrado pela costa este da América do Norte, desde Nova Brunswick, no Canadá, até à costa leste da Flórida, nos Estados Unidos.
Dicas para pesca do peixe esturjão-atlântico
A pesca comercial ou esportiva do esturjão-atlântico é proibida nas águas territoriais da costa leste do Estados Unidos.