9 Espécies de esturjão: características, informações e muito mais
Ao todo existem cerca de 20 espécies de esturjão existentes, hoje iremos falar de 9 dessas espécies, que compõem uma das mais antigas famílias de peixes ósseos existentes, e são nativos de rios e lagos da Europa Central.
Além disso, esses peixes se alimentam no fundo de lagos e rios, e tem um esqueleto parcialmente cartilaginoso e uma pele dotada de fileiras de placas ósseas.
Os esturjões são peixes de grande porte e possuem corpos alongados, ausência de escamas, a maioria deles consiste de bentos anádromos, que sobem rios para se reproduzir e se alimentam em deltas e estuários.
Um ponto curioso sobre esses peixes é que algumas espécies de esturjão são exclusivamente de água doce, e podem vivem no mar, são pouquíssimas as espécies que se distanciam das áreas costeiras.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas espécies de esturjão e como diferenciar cada espécie.
Espécies de esturjão
Esturjão-ventre-nú
O esturjão-ventre-nú (Acipenser nudiventris) é um peixe de água doce conhecido como esturjão-de-espinho e esturjão glatdick.
O esturjão-ventre-nú possui o comprimento de um metro e meio a dois metros, o peso chega a 50 quilos, embora a média fique entre 17 e 20 quilos.
Este peixe tem focinho parece curto e cônico, os barbilhões são redondos e franjados por dentro, a base posterior da barbatana dorsal está muito próxima da barbatana caudal.
Esturjão-atlântico
O esturjão-atlântico (Acipenser oxyrhynchus) é um peixe que vive tanto em água salgada quanto em água, esta espécie de peixe é das espécies de peixe mais antigas do mundo, juntamente com a subespécie esturjão-do-golfo.
O esturjão-atlântico é um peixe anádromo cujo habitat original é a costa leste da América do Norte, do Labrador, no Canadá, à Flórida, nos Estados Unidos.
Esta espécie de esturjão é um peixe de grande porte ele pode viver até aos 60 anos, ter 4,6 m de comprimento e chegar quase a pesar 360 kg.
Esta espécie possui 5 filas de escamas semelhante as placas ósseas semelhantes a outros répteis como os crocodilos.
Esturjão-verde
O esturjão-verde (Acipenser medirostris) é um peixe de água salgada que pertence ao gênero Acipenser, e foi descrita cientificamente por Ayres em 1854.
Além disso, esta espécie de esturjão esta classificada como uma espécie marinha inofensiva para os seres humanos.
O esturjão-verde ocorre junto à costa no mar, nas águas salgadas e salobras dos estuários e nas águas doces dos rios mais baixos.
Esturjão-de-focinho-curto
O esturjão-de-focinho-curto ( Acipenser brevirostrum) é um peixe de água doce conhecido também como esturjão nariz curto.
Esta espécie de esturjão é a menor das três espécies que estão presentes na costa leste da América do Norte.
Este peixe possui um corpo cilíndrico e, em comparação com o esturjão do Atlântico, a cabeça e o focinho são relativamente pequenos.
No entanto, os esturjões-de-focinhos-curto mais jovens tendem a ter focinhos mais longos em comparação com os seus homólogos mais velhos.
Esturjão-estrelado
O esturjão-estrelado ( Acipenser stellatus) também conhecido como sevruga, ele atinge cerca de 220 cm de comprimento e pesa até 80 kg, é uma espécie de peixe de corpo esguio facilmente distinguido de outros esturjões por seu focinho longo, fino e reto.
O peixe tem uma fileira de cinco pequenos barbilhões fica mais perto da boca do que da ponta do focinho, as escamas na linha lateral numeram entre trinta e quarenta e estas características distinguem este peixe do esturjão russo.
Esturjão-de-lago
O esturjão-de-lago (Acipenser fulvescens) é uma espécie de esturjão que possui um óleo que já foi utilizado como combustível de embarcações, ele também é um peixe de alto valor culinário, sendo assim como a maioria dos esturjões.
O esturjão-de-lago é um peixe de grande porte ele pode atingir um peso de 100 quilogramas e um comprimento de 3 metros.
A espécie pode viver até mais de 100 anos e geralmente só atinge a maturidade sexual na terceira década de vida.
Este peixe também possui palato e lábios ao redor da boca semelhantes aos do barbilho, e os estende para sugar suavemente alimentos vivos da lama, a espécie não tem dente, e ao se alimenta ele apenas engole a comida inteira.
Esturjão-beluga
O esturjão-beluga (Huso huso) conhecido também como esturjão-branco ou esturjão. Esta espécie de esturjão é natural do mar Negro e do mar Cáspio e seus rios tributários.
O esturjão é um peixe primitivo que provavelmente existiu em terra desde o desaparecimento dos dinossauros.
Eles são cobertos por escamas ósseas que parecem armaduras e podem crescer até 6 metros de comprimento e 1.500 kg, e crescem durante toda a longa vida de mais de 100 anos
Os esturjões eram considerados os reis dos peixes pelos nativos americanos que habitavam a região dos Grandes Lagos.
Esturjão chinês
O esturjão chinês (Aciper sinensis) já existia na época dos dinossauros, cerca de 140 milhões de anos atrás. Por isso, ele é chamado de “fóssil vivo ou de primitivos”.
Além disso o esturjão chinês é severamente protegido pelo governo chinês, pois é classificado como um tesouro nacional.
Esta espécie de esturjão é um peixe de grande porte com um tamanho médio de 2.0 a 5.0 metros, e podendo pesar de 200 a 500 kg.
O que faz desta espécie o 3° maior esturjão, ficando atrás do o esturjão branco e o esturjão atlântico, sua cabeça é afilada, e a boca está localizada na parte de baixo
Esturjão-kaluga
O esturjão kaluga (Huso dauricus) é um peixe de agua doce conhecida também por sterlet, kaluga e beluga.
O kaluga é uma das duas espécies de esturjão natural da bacia do Rio Amur a outra é o esturjão do rio amur, localizado na Rússia e na China.
O esturjão kaluga esta é uma das maiores espécies de esturjão, e também uma das maiores espécies de peixe de água doce, chegando em até um comprimento de 5,6 metros e pesando 1 tonelada, além disso o período de vida de até 90 anos.