Os equipamentos para pesca no mar podem ser diferentes da pesca de água doce, pois esses equipamentos são mais robustos, também é importante uma boa escolha de iscas, anzóis e outros materiais.
Os equipamentos para pesca no mar também são usados na praia ou costeira, a pesca em água salgada é uma verdadeira paixão para muitos.
Além disso, apesar de muito prazerosa esta pesca, ela exige que o pescador tenha uma tralha apropriada para a modalidade.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os equipamentos para pesca no mar.
Equipamentos para pesca em alto mar
Mesmo que você seja o melhor pescador, pescar é impossível sem o equipamento ideal, você precisa de equipamento adequado para resistir ao combate com criaturas marinhas e ainda resistir aos efeitos das correntes e da água salgada.
Tipos de varas
A primeira preocupação da sua lista de equipamentos para pesca em alto mar deve ser escolher a melhor vara de pescar, na pesca na praia ou no litoral é necessário um grande arremesso, por isso este equipamento deve ter grande comprimento – entre 3 e 4,2 metros em média.
Em alto mar o comprimento ideal é um pouco diferente boas varas para esta modalidade devem ter de 1,5 a 2 metros de comprimento, a escolha entre modelos tubulares ou sólidos é deixada para o pescador.
O motivo desses aparelhos serem menores é a sensibilidade na prática do esporte e o arremesso mais leve.
Em qualquer caso, se possível, tenha disponível mais de uma raquete de diferentes tamanhos e pesos. Desta forma, você pode se revezar e sentir mais facilmente quais peixes estão atacando.
Molinete
Um outro equipamento para pesca em alto mar é as molinete, o ideal é escolher um modelo grande e com boa capacidade de linha para que você possa lançar longas distâncias e ter mais segurança na hora de pescar peixes grandes.
É muito importante que este equipamento seja marinado, ou seja, protegido para que não enferruje quando exposto à água salgada, você pode usar um spray de silicone para isso.
Linha
Além disso, a escolha da linha depende do equipamento do pescador, os pescadores de praia costumam optar por linhas de monofilamento mais finas, com espessura entre 0,14 e 0,25 mm, números maiores devem ser usados para alto mar, entre 0,50mm e 60mm.
Quanto ao comprimento da linha, tente ter pelo menos 100 metros disponíveis para segurança e boa capacidade de captura.
Para resistir à picada da vida marinha, monte um sistema simples com um líder de fluorocarbono no final da linha com capacidade entre 35 e 50 libras.
Anzol
Além disso, se a linha depende do tipo de equipamento, a escolha do anzol está diretamente relacionada aos peixes que você quer fisgar.
A dica principal é sempre ter uma grande variedade de tamanhos e formatos à sua disposição, e ir substituindo durante o dia.
Tipos de iscas para pesca no mar
O uso da isca é muito pessoal e depende do perfil do pescador, para pescar em água salgada é possível utilizar uma grande variedade de peixes naturais e artificiais desde que saiba utilizá-los.
Iscas naturais
Ao escolher iscas para peixes de água salgada, muitos pescadores preferem as naturais, eles são muito eficazes, pois evocam o cheiro e a visão das criaturas marinhas, atraindo-as para perto do anzol.
Entre os mais utilizados podemos citar peixes e frutos do mar como sardinha, camarão, lula e caranguejo. Além disso, você também pode utilizar animais fáceis de encontrar nas praias, como Corrupo, Tatuíra e Sarnambi.
Iscas artificiais
Já as iscas artificiais mais utilizadas para pesca em água salgada são jumping jigs, shads e shrimp dancers.
Além disso, três iscas artificiais que imitam bem os movimentos feitos por animais marinhos, chamando a atenção dos peixes.