Dascyllus whitetail: caraterísticas, habitat, reprodução e alimentação
Dascyllus whitetail (Dascyllus aruanus) é uma especie de peixe marinho da família dos Pomacentridae que pertence ao gênero Dascyllus.
É um peixe encontrado no Oceano Pacífico , Oceano Índico , Mar Vermelho e na costa leste da África ao sul ao norte de KwaZulu-Natal . Em inglês, o peixe é conhecido como Zebra humbug .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do dascyllus whitetail
Os peixes dascyllus whitetail têm 6,5 centímetros de comprimento. Eles são de costas altas e de cor branca.
Três largas bandas transversais pretas vão desde a base da barbatana dorsal sobre a cabeça até à garganta, desde o meio da barbatana dorsal até às barbatanas ventrais pretas , e desde a parte posterior da barbatana dorsal até à barbatana anal .
A barbatana caudal é branca. Possuem de 15 a 19 escamas ao longo do órgão da linha lateral . O número de processos da grelha branquial é de 21 a 26.
Habitat do dascyllus whitetail
Associado a recifes de coral , geralmente em grupos acima das cabeças de coral Acropora . Os machos podem ser agressivos contra outros peixes enquanto cuidam dos ovos.
Distribuição geográfica
dascyllus whitetail é comum em todas as águas tropicais da região do Indo-Pacífico , incluindo o Mar Vermelho.
No entanto, a espécie foi recentemente dividida com D. aruanus encontrado no Pacífico e o nome de Forsskål de 1775, Dascyllus abudafur , sendo ressuscitado para as populações do Mar Vermelho e do Oceano Índico.
Reprodução do dascyllus whitetail
Na época reprodutiva o macho realiza uma dança nupcial que tem como objetivo atrair as fêmeas para o ninho, onde são depositados os ovos . A incubação dura cerca de 3 dias.
Alimentação do dascyllus whitetail
O dascyllus whitetail é uma espécie onívora , alimentando-se de plâncton , algas , ovas de peixes e pequenos invertebrados.
Criação em aquário
Eles são chamados de ‘peixes iniciais’ de aquário, pois são bastante tolerantes a condições variáveis e ajudam a condicionar o ambiente do tanque para peixes menos resistentes.
Estes peixes foram criados em cativeiro. Eles podem ser territoriais com outros peixes. O adulto é bastante agressivo