Danio rosa peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O danio rosa (Danio roseus) é uma espécie de peixe de água doce da familia Cyprinidae e da ordem Cypriniformes, á primeira vista, esta espécie se assemelha ao danio pérola , mas não possui a faixa laranja na lateral.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o danio rosa possui cores deslumbrantes, de comportamento bastante pacífico e ideal para aquários pequenos, ele é considerado um peixe ativo, resistente e uma boa escolha para aquaristas iniciantes.
No entanto, a espécie é relativamente nova no aquarismo, mas se mostra bastante popular, principalmente no exterior, devido seu baixo valor e resistência.
Características do peixe danio rosa
O danio rosa tem um corpo em formato fusiforme moderadamente arredondado e alongado lateralmente, assim como suas barbatanas.
Além disso, a sua boca terminal pequena possui dois pares de longos barbilhões, em relação as cores, o danio rosa possui coloração rosa-pêssego ao longo da parte inferior do corpo e nas barbatanas anal e pélvica.
A espécie também exibe uma coloração roxo-azulada iridescente ao longo de seus flancos, porém dependendo da luz, é possível que ele apresente coloração avermelhada ou prateada no corpo.
Habitat
O danio rosa é um peixe que habita em pequenos córregos e cachoeiras de águas relativamente frias, ele pode também ser encontrado no principal rio de Mekong.
Onde encontrar o peixe danio rosa
O danio rosa é um peixe encontrado na Ásia, Bacia do Mekong na Tailândia, Laos e Myanmar.
Criação do peixe danio rosa em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário ideal é de 80 cm comprimento X 30 cm largura, este é um peixe bastante ativo exigindo um bom espaço para nadar, o danio rosa deve ser criado em um aquário plantado.
Parâmetros da Água
– pH: Manter entre 6.0 – 7.5;
– Dureza da água: Entre 2 – 15;
– Temperatura: Manter entre 20 – 26°C;
Comportamento e compatibilidade
O danio rosa é um peixe pacífico, deve ser mantido em numeroso cardume para que mostre seu comportamento natural e cores chamativas, podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de comportamento e tamanho similar.
Alimentação
O danio rosa é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes, em cativeiro aceitam prontamente alimentos secos.
Compatibilidade
O danio rosa é um peixe perfeito para aquários comunitários, ele não impõe exigências específicas em termos de química da água, pode ser combinado com muitos dos peixes mais populares do hobby, incluindo outros ciprinídeos, bem como tetras, vivíparos, anabantídeos, coridoras e botias.
Reprodução do peixe danio rosa em aquário
Os danios rosa fêmeas dispersam livremente ovos onde será fecundado pelo macho em sequência. Pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.