Danio gigante peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O danio gigante (Devario aequipinnatus) é um peixe de água doce que pertence a família Cyprinidae, esta é uma espécie moderadamente resistente e uma boa escolha para o aquarista iniciante.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Na natureza, os danios gigantes habitam riachos e rios claros de fluxo moderado em altitudes de até 300m acima do nível do mar.
Além disso, a espécie vive em águas possuem condições variadas, mas são em sua maioria ambientes sombreados com substratos de rochas lisas e cascalho, e às vezes com bastante vegetação.
Esses peixes costumam nadar em cardumes na superfície e se alimentam de pequenos insetos e larvas.
Características do peixe danio gigante
O danio gigante possui esse nome devido ao seu corpo alongado em forma de torpedo e também pelo seu tamanho que pode chegar aos 15 cm de comprimento, embora nos aquários, esta espécie de danio geralmente não passem de 10 cm.
Além disso, esta espécie possui uma expectativa de vida de até 7 anos com os devidos cuidados, e quando são bem mantido em numeroso cardume costumam ser mais tranquilos e machos exibem coloração mais chamativa devido a disputas entre eles.
Habitat
O danio gigante habita em riachos em montanhas como em partes superiores de pequenos rios, normalmente em meio ao substrato e rochas com alguma vegetação marginal.
Ele também fica em fluxo de água, o volume e a turbidez são altamente variáveis dependendo da época do ano, e algumas populações de sobreviver em piscinas remanescentes durante a estação seca.
Onde encontrar o peixe danio gigante
O danio gigante é encontrado na Ásia, costa ocidental da Índia e Sri Lanka
Criação do peixe danio gigante em aquário
Aquário mínimo
O aquário deve ser no mínimo 80 cm X 30 cm X 40 cm (96L).
Condições da água
– pH: 6.0 a 8.0 (ideal entre 6.6 a 7.4);
– Dureza: 9 a 25;
– Temperatura: 18°C a 28°C;
Comportamento e Compatibilidade
O danio gigante não é uma espécie agressiva, mas pode incomodar peixes lentos ou tímidos com sua atividade constante e vigoroso comportamento alimentar.
A espécie também é adequada para manter com peixes de seu porte e comportamento similar, a espécie gregária devendo ser mantido em pelo menos 6 indivíduos.
Alimentação
O danio gigante é Onívoro, em seu ambiente natural se alimenta basicamente de pequenas larvas de insetos e vermes, além de detritos, por outro lado, em aquário ele aceitará prontamente alimentos secos.
Reprodução do peixe danio gigante em aquário
Ovíparo, fêmeas desta espécie dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência, e os pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.
Fotos do peixe danio gigante