Água Salgada

Salema peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 29/11/2021 (atualizado em 01/12/2021)
salema peixe

A salema (Sarpa salpa) é um peixe de água salgada família dos hemulídeos, conhecido popularmente de roncador-listado-americano, ferrugem, frade, mercador, salema-branca, sambuari ou roncador-listrado-americano.

salema peixe

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, esta espécie de peixe é nativo das águas tropicais do Atlântico ocidental, e está presente em toda a costa brasileira, com distribuição natural nas águas costeiras do Mediterrâneo, das costas europeias e africanas do Atlântico e das ilhas da Macaronésia.

Características do peixe salema:

salema característica

A Salema é um peixe alto e ligeiramente achatado, caracterizado por 6 a 8 faixas longitudinais azuis e amarelas alternadas da cabeça à barbatana caudal, e a cabeça apresenta duas faixas pretas bem definidas, uma delas passando pela barbatana caudal.

Além disso, as barbatanas são amarelas e a borda frontal do osso opérculo é ligeiramente recortada. Os espinhos da segunda barbatana anal são bem desenvolvidos.

Os  peixes mais novos apresentam uma banda negra horizontal no corpo e uma mancha negra redonda na base da barbatana caudal. Embora tenham comprimento médio em torno de 20 a 30 cm, podem atingir o peso de 40 cm e 1 kg.

Reprodução do peixe salema:

A Salema é um peixe  ovíparo, no período de reprodução eles formam o casal e após o ritual reprodutivo, a fêmea irá liberar ovos adesivos em alguma superfície plana de rochas, folhas ou raízes.

salema reproducao

Além disso, esses ovos eclodem em até 48 horas sendo transferidos para pequenas cavidades na areia. Cerca de uma semana estarão nadando livremente sob o cuidado dos pais por até quatro semanas.

Alimentação:

Este peixe se alimenta de crustáceos, moluscos e outros invertebrados especialmente durante a noite enquanto se escondem entre possíveis esconderijos do meio que habita.

Curiosidades:

Depois da ingestão de certas algas, estes peixes podem tornar-se tóxicos. Quando consumidos pelo homem, podem causar alucinações que perduram por várias horas.

Habitat:

Este peixe habita fundos rochosos ou arenosos cobertos de plantas marinhas, que patrulha em grandes cardumes.

salema habitat

Onde encontrar o peixe salema:

A salema pode ser encontrada Atlântico Ocidental, da Flória nos Estados Unidos até Santa Catarina no Brasil, sendo abundante em toda a sua distribuição exceto nas Bahamas onde é considerada uma espécie pouco comum.

Criação de salema em aquário:

Tamanho do aquário:

O tamanho do aquário deve ser com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura desejável.

Substrato do aquário:

Além disso, o substrato do aquário deve ser arenoso e macio. Com algumas decorações com a presença de raízes espalhadas e iluminação moderada.

criacao de salema em aquario.

Comportamento:

A salema apresenta comportamento pacífico, sendo ideal para aquário comunitário com peixes de pequeno a médio porte igualmente pacíficos. Deve evitar criá-lo com peixes territoriais, agressivos ou muito agitados.

Dimorfismo Sexual:

Além disso, os machos são maiores e mais finos e possui a suas nadadeiras dorsal e caudal que terminam em filamentos

As fêmeas são menores e têm uma linha azul fluorescente ligeiramente definida (linha tracejada) sob os olhos, enquanto nos machos essa linha é clara e contínua.

Alimentação:

Em aquário a salema se alimenta de secos e vivos. No entanto, a sua dieta deve conter uma variedade alta de preparados de granulometria pequena e alimentos como tubifex, artêmias, larvas de mosquitos, entre outros.

A salema é um peixe muito popular  no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo alto e ligeiramente achatado, caracterizado por 6 a 8 faixas longitudinais azuis e amarelas alternadas da cabeça à barbatana caudal, e a cabeça apresenta duas faixas pretas bem definidas, uma delas passando pela barbatana caudal.

Sair da versão mobile