Danio esmeralda peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Danio esmeralda (Danio erythromicron) é uma espécie de peixe de água doce da família Cyprinidae, endêmica do Lago Inle, Myanmar, conhecido também como
emerald danio, rásbora esmeralda e danio margaritatus.
O danio esmeralda é um pequeno peixe de água doce bastante difícil de ser encontrado, mas ainda assim uma bela adição a qualquer tipo de ambiente aquático.
No entanto, embora seja considerado um animal resistente, o aquarista precisará tomar alguns cuidados na hora de manter esse peixe em um aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe danio esmeralda
O danio esmeralda é um peixe ornamental que alcança no máximo entre 2 a 3 cm, o tamanho é inversamente proporcional à beleza, que apresenta um padrão único de cores.
Além disso, em disputa por fêmeas, as cores dos machos ficam extremamente vibrantes e as fêmeas, por sua vez, possuem nuances um pouco mais pálidas, o corpo tem um tom mais claro e nadadeiras avermelhadas.
Habitat
O danio esmeralda viver em ambientes bem plantados, pois com muitos lugares para se esconder, eles se sentirão confortáveis e seguros.
Onde encontrar o peixe danio esmeralda
Pode ser encontrado na Ásia, mais especificamente no Lago Inle, segundo maior lago de Mianmar. Além disso, o Lago Inle fica em um vale conhecido como bacia de Yawnghwe, localizado quase 900 metros acima do nível do mar.
Criação do peixe danio esmeralda em aquário
Aquário mínimo
O tamanho mínimo do aquário para o danio esmeralda deve ser de 80 cm X 40 cm X 40 cm (96 L).
Condições da agua
– Temperatura: 22°C a 28°C;
– pH: 7.0 a 8.o;
– Dureza: 10 a 25;
Decoração do aquário
Raízes e pedras podem ser adicionadas para decorar o aquário, mantenha o tanque bem tampado e sem frestas, ele é um ótimo saltador e pode pular para fora do tanque.
Apesar de pequeno, é uma espécie muito ativa que nada vigorosamente o tempo todo. Como tal, necessita de um bom espaço para nadar e deve ser mantido num aquário com pelo menos 80 cm de comprimento.
Tem um comportamento calmo e pode ser criado em um aquário comunitário com peixes pequenos.
Compatibilidade
Há apenas uma regra a seguir ao escolher companheiros de aquário para danio esmeralda, evite peixes grandes e agressivos que possam vê-lo como alimento, bem como peixes que precisam de água morna.
Embora danio esmeralda seja um peixe tranquilo, qualquer espécie maior pode fazer dele uma boa refeição, alguns bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo: Caramujos, danios, rasbora sawbwa e barbos.
Alimentação
O danio esmeralda é onívoro, e alimenta-se naturalmente de insetos e suas larvas, já em aquário aceitará a maioria dos alimentos secos e vivos.
Reprodução do danio esmeralda
Ovíparo, as fêmeas da espécie dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência e os pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.