O Cuiu Cuiu (Oxydoras niger) é um peixe de água doce da família Doradidae, conhecido também como cuju, abotoado, cujuba, peixe carneiro, vacu entre outros.
Além disso, este peixe pode ficar menor dentro do aquário e vive cerca de 10 anos. A dificuldade para criação deste espécime é moderada, já que a água deve ser trocado de forma regular.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Este peixe é pacífico dentro do aquário, se dando bem com outros com tamanho semelhante ou inferior. O ambiente deve ser decorado com substrato arenoso e locais para que o peixe possa se refugiar.
Características do peixe Cuiu Cuiu
O Cuiu Cuiu mede aproximadamente 60 cm de comprimento, com alguns da espécie podendo atingir até 100 cm em espaços abertos. Eles possuem uma característica placa de ossos na parte lateral de seu corpo, uma grande cabeça e pequenos olhos.
Além disso, seu corpo possui espinhos na lateral que servem como sistema de defesa. Possui cor escura na região do seu abdômen e preto na região dorsal e em suas barbatanas.
Habitat
Este espécime é encontrado em rios de água doce, florestas inundadas, com muitos habitando em córregos e lagos.
Alimentação
Este é um peixe onívoro, que se alimenta de pequenos crustáceos, algas, larvas de chironomóides entre outros detritos. Além de alimentos vivos ou congelados como camarões, caranguejos, bloodworms entre outros.
Onde encontrar o peixe Cuiu Cuiu
O Cuiu Cuiu é endêmico da América do Sul, encontrado nas Bacias dos rios Amazonas, Orinoco, São Francisco na Colômbia, Venezuela e Essequibo.