A criação do peixe panga com a demanda aumentada pelos peixes se tornou mais uma opção de fonte de renda ao piscicultor nacional.
A criação do peixe panga com a demanda aumentada pelos peixes se tornou mais uma opção de fonte de renda ao piscicultor nacional.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas dicas sobre a criação do peixe panga.
O panga tem excelente engorda e produtividade e muita proteína para aproveitamento alimentar. O banco tem funções que permitem negócios e bons lucros para o criador.
No manejo fechado, porém, a vantagem da espécie é sua adaptação aos alimentos granulados utilizados no varejo, tolera pouca quantidade de oxigênio dissolvido na água e, graças à sua resistência, suporta alta densidade de criação.
Ambiente adequado para a criação do peixe panga
Embora o panga se adapte bem a condições ambientais adversas, devem ser evitados locais onde a temperatura da água oscila ao longo do ano. Idealmente, a temperatura da água no berçário deve estar entre 23 e 29 °C.
O pH pode variar entre 6,5 e 7,5, e a espécie tolera flutuações no teor de oxigênio dissolvido da água.
Tanques para a criação do peixe panga
Os mais recomendados são os que são escavados e cobertos com alvenaria, fibra ou chapa galvanizada com área de 1.500 metros quadrados.
Nesse caso, é necessário fazer terraplenagem e outros investimentos para a construção do empreendimento. Por exemplo, lagos ou represas podem ser usados como uma alternativa mais barata.
No entanto, você deve instalar um canal de abastecimento de água, que pode ser uma vala ou um tubo de PVC. Um funil deve ser instalado no tanque para regular o fluxo de água e drenar os resíduos e restos de comida.
Alimentação do peixe panga
Panga é um peixe onívoro que consome algas, plantas, zooplâncton, moluscos e até insetos.
Espécimes grandes até comem frutas, crustáceos e outros peixes. Porém, em tanques de criação, aceita muito bem ração industrial vendida em lojas de insumos agrícolas.
Cuidados com peixe panga
Por ser uma espécie exótica, exige a instalação de dispositivos no tanque que impeçam a soltura de peixes de viveiro na natureza. De referir ainda que é proibida a criação de um Banco em contentores online.
Reprodução do peixe panga
As fêmeas da espécie levam, pelo menos, três anos para atingir a maturidade sexual em cativeiro, quando, em geral, já atingiram mais de 2 quilos de peso. Podem gerar mais de 2 milhões de ovos.
Os machos, por sua vez, estão prontos para reproduzir no segundo ano de vida. Enquanto na natureza as matrizes desovam duas vezes por ano, no confinamento a postura é sequencial ao longo de seis a 17 semanas.
Entretanto, demanda aplicar o processo de indução artificial, prática que se realiza em laboratório. Os ovos eclodem em cerca de 24 horas e, com cerca de 15 a 20 gramas, podem ser transferidos para os tanques de criação.
Autorização
A produção de pescado é uma atividade lucrativa, mas com requisitos ambientais rigorosos. Para usar a água, é necessário uma licença ambiental, registro no Ministério do Ibama e na Pesa e uma autorização.
A falta desses documentos pode resultar em multa de até R$ 1 milhão.