Criação do peixe Barbo sumatra em aquário é recomendado para aquaristas iniciantes, por conta de ser um peixe muito resistente, colorido e chamativo.
Além disso, este pequeno peixe de cores vibrantes mede entre 6 a 7 cm de comprimento. É um espécie originário de Sumatra e de Bornéu.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação do Barbo sumatra em aquário.
Este é um peixe de água doce que dará uma beleza ao aquário, por conta do laranja prateado com Barras escuras em seu corpo.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, para a criação do Barbo sumatra em aquário também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação do peixe Barbo sumatra em aquário
Aquário
É recomendado que o aquário para abrigar este espécime tenha no mínimo 60 l para um pequeno grupo de peixes, conta manha de 60 cm x 30 cm. Decorado com plantas aquáticas para deixar o animal mais à vontade.
Parâmetros da água
– pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 8.0;
– Dureza da água: 5 e 19 °GH;
– Temperatura: 20ºC a 26ºC;
Alimentação em aquário
O Barbo sumatra é um peixe onívoro, que aceita muito bem será alimentado com rações industrializadas e algas verdes. Além disso, recomendado alimentar o espécime com espinafre e alface de vez em quando.
Compatibilidade
É uma espécie de característica gregária com hierarquia livre, com os machos da espécie disputando continuamente a atenção das fêmeas e liderança do grupo.
Reprodução / Acasalamento
O Barbo sumatra não possui uma reprodução desafiadora, atinge a maturidade sexual em cerca de 7 semanas.
Para que sua reprodução ocorra corretamente basta colocar o macho e fêmea saudáveis dentro do aquário.
É recomendado que o macho possui as cores vivas e chamativas para que a fêmea se sinta atraído por ele.