Criação do peixe-anjo-majestoso em aquário: licença para criação, alimentação, aquário e reprodução
Criação do peixe-anjo-majestoso em aquário é considerado de cuidado moderado, isso porque esta é uma espécie de peixe de água salgada e precisa de manutenção adequada para sua criação de sucesso.
Além disso, os peixes-anjos-majestoso são ocasionalmente importados para manutenção de aquários marinhos.
No entanto, os peixes que crescem muito para aquários domésticos não podem ter um ambiente natural apropriado para a espécie, uma vez que os requisitos de território da maioria das espécies são simplesmente muito grandes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação do peixe-anjo-majestoso em aquário.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, para a criação do peixe-anjo-majestoso em aquário também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação do peixe-anjo-majestoso em aquário
Aquário
O aquário precisará ter no mínimo 380 litros para um único exemplar ou cerca de 680 litros para um casal da espécie.
Além disso, esta o peixe-anjo-majestoso prefere ambientes repletos de rochas vivas para que possa pastar e se esconder, eles não possuem requisitos específicos em relação a filtragem, ou seja, ela pode ser tanto forte quanto fraca.
Com relação a iluminação irá depender do tipo de ambiente que você está montando, mas certifique-se de prover iluminação suficiente para que haja um crescimento de algas, já que esses peixes adoram comê-las.
Parâmetros da água
– Água salgada;
– pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
– Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
– Temperatura: Manter entre 23°C – 27°C;
Alimentação em aquário
O peixe-anjo-majestoso deve ser alimentada com vegetais, bem como outros ricos em proteínas, como lulas picadas, vieiras e camarões, também pode alimentá-los com preparações feitas com mexilhões e espinafre.
No entanto, se o peixe-anjo-majestoso não estiver comendo, experimente artêmias vivas.
Compatibilidade
Na natureza, o peixe Anjo Majestoso é um peixe bastante solitário, mas quando está em um aquário, pode se tornar territorial e atacar outros peixes que possuem formato semelhante.
Portanto, você deve evitar quaisquer peixes parecidos com eles ou que sejam muito menores.
Com relação a sua agressividade inata, este peixe é mais adequado para ser criado em um aquário próprio para a espécie, e quanto maior for a área disponível, menor será a probabilidade de atacar seus companheiros.
Além disso, eles não são considerados bons candidatos para compor aquários com recifes de corais. Eles irão se alimentar das esponjas e corais e quase certamente irá beliscar moluscos e outros tipos de crustáceos.
Reprodução / Acasalamento
Até o momento, não há relatos de reprodução desses peixes em aquário, sabe-se que durante o processo de reprodução, o macho costuma nadar ao redor da fêmea, executando uma dança em um padrão circular.
Além disso, eventualmente, ela se sentirá compelida a nadar em direção a ele, e então o macho irá acariciar sua barriga para incentivá-la a colocar seus ovos, essa atividade pode ser vista em aquários com mais de 400 litros, mas as larvas desses peixes quase nunca sobrevivem.