A criação de tucunaré é bastante apreciada por muitos, porém requer alguns cuidados e preparação, o tucunaré, é um peixe que que está presente em abundância em nosso país e que chama a atenção pela sua coloração brilhante e suas listras pretas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas dicas sobre a criação de tucunaré.
Os tucunarés podem atingir até 1m de comprimento e uma de suas marcas registradas é a existência de um ocelo redondo no pedúnculo caudal.
Esta espécie têm preferência por ambientes mais calmos, com águas lentas ou até paradas, ele é popular para a pesca esportiva e possui hábito diurno, alimentando-se de outros peixes, pequenos crustáceos e de quaisquer coisas pequenas que se movimentam.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de tucunaré em cativeiro
A criação de tucunaré é para fins comerciais é importante entender que as mudas devem ser de boa qualidade e adquiridas de criadores com bom pedigree.
O criadouro deve ter no mínimo 2 a 3 metros de profundidade e ter uma área total de no mínimo 5.000 m², e a temperatura da água não deve cair abaixo de 16°C.
Temperatura da água
Ao criar tucunaré a temperatura da água deve ser no mínimo 16 a 18 ºC, pois temperaturas mais baixas podem provocar a sua morte.
Assim os tucunarés não sobrevivem por mais de 2 horas, quando submetidos a baixos teores de oxigênio, em ambientes fechados.
Condições da água para o tucunaré
Embora existam algumas subespécies que podem tolerar águas mais frias, o tucunaré geralmente prefere águas relativamente quentes.
O pH da água pode variar entre 6,5 e 7,5, com altos níveis de oxigênio dissolvido, eles tendem a despejar uma grande carga biológica no tanque, que muitas vezes fica sujo e precisa de limpeza, por exemplo, por meio de um sistema de filtragem externo.
Alimentação em cativeiro
Os tucunarés devem receber alimentação todos os dias, e a sua dieta consiste em camarões de água doce, peixinhos como o lambari, etc.
Reprodução de tucunaré em cativeiro
A reprodução do tucunaré em cativeiro pode ser preparada da seguinte maneira, ao preparar um tanque de acasalamento com uma camada de areia espalhada por todo o seu fundo e sobre a qual, debaixo dos iguapés, colocamos alguns ladrilhos, porque os tucunarés procuram superfícies resistentes como paus, pedras, etc., para efetuar a postura.